Seletronic

Impressora puxa o papel mas não imprime – Veja o que fazer

Veja neste tutorial que fazer caso a sua impressora esteja puxando a folha mas o papel sai em branco

Existe quem diga que as impressoras tem vida própria. E não é para menos, pois quando elas cismam de apresentar algum problema, parecem estar fazendo pirraça com a nossa vida. Um problema muito comum que afeta muitas pessoas é a quando a impressora puxa o papel, e não imprimir nada. Simplesmente o papel sai limpo e branco do outro lado, mesmo que tenhamos certeza de que nossos cartuchos estão carregados e com tinta suficiente para realizar uma impressão. Preparamos este tutorial sobre impressoras para ajudar você que está com o mesmo problema da impressora puxar papel mas não imprime nada. Veja logo a seguir algumas dicas para resolver este problema.

Impressora puxa papel mas não imprime e sai branco

Um dos cartuchos pode estar com problema

Uma causa muito comum do problema que faz a impressora puxar o papel, e o mesmo sair branco, é simplesmente defeito em um dos cartuchos, principalmente no cartucho da cor preta, visto que quase toda impressão usa essa cor para fazer tonalidades escuras. Então muito provavelmente se você está fazendo impressão preta e branca, e a folha sai totalmente branca no final da impressão, a probabilidade do seu cartucho preto está com problema é enorme. Para podemos diagnosticar que o cartucho preto é o cartucho que está com problema de impressão, podemos fazer uma impressão colorida, de preferência com as três cores básicas (vermelo, azul e amarelo), separadas na mesma folha. Caso uma dessas cores não apareça na impressão, já sabemos qual é o cartucho que não está liberando a tinta.

Cartuchos de tinta na impressora HP

Outra coisa que poucos sabem é que os cartuchos de impressoras são muito sensíveis. Mesmo cartuchos novos podem vir com defeitos de fábrica, e a impressora os reconhece mas não conseguem efetuar a impressão por que alguns dos circuitos do cartucho podem estar com defeito. Apesar da maioria das impressoras modernas conseguirem facilmente identificar defeitos com os cartuchos de impressão e comunicar na tela do seu computador, não descarte essa hipótese, principalmente se sua impressora é um pouco mais antiga. Cartuchos recarregados e remanufaturados são os mais passivos de apresentarem problemas, visto que os cartuchos não foram feitos para serem recarregados, mas são simplesmente peças descartáveis na maioria dos modelos de impressoras. Existe grande probabilidade de você recarregar um cartucho, e só por conta disso ele deixar de funcionar corretamente, ou nem mesmo ser reconhecido.

Você está usando apenas um cartucho

Note que a maioria das Impressoras não vão funcionar se você inseriu apenas um cartucho de tinta. A maioria das Impressoras e principalmente as da marca HP só funcionam se estiverem presentes e funcionando perfeitamente o cartucho colorido e o cartucho preto.

Trocar o cabo da impressora de porta pode funcionar

Apesar de estarmos em uma época em que as maioria das Impressoras são multifuncionais e funcionam via wi-fi, ainda existem muitas pessoas que utilizam a impressora via cabo, até porque existem muitas impressoras mais antigas que tem o custo-benefício muito maior do que o de algumas impressoras modernas. Em nossas pesquisas uma simples solução encontrada para o problema de impressora que puxava folha de papel, e não imprime nada, foi apenas trocar o cabo dela para outra porta. Um usuário do Fórum de informática do Clube do Hardware teve um problema parecido, onde ele relata que isso até tirava o sono dele, visto que ele tentou diversas formas de resolver o problema. Segundo ele, o modelo da sua impressora era uma HP Photosmart C4480 All-in-one (multifuncional). E quando ele mandava imprimir ela puxava o papel e ficava por muito tempo parada e não imprimia nunca. E depois de muito tempo ela chegava  a imprimir a primeira linha ou a metade dela e cuspir a folha de papel, onde no status do computador ficava “imprimindo – páginas 3/1”. Ele disse que até tentou algumas soluções como:

  • Trocar cartuchos
  • Reinstalar a impressora (ligada e desligada, drivers do CD e etc).
  • Mandar imprimir por outros programas (Notepad, Word, etc).
  • Limpar a fila de impressão.
  • Limpar spooler de impressão manualmente.
  • Imprimir diretamente na impressora.

Mas no final das contas a única coisa que realmente funcionou para ele foi trocar o cabo de dados de USB 1.1 por 2.0.

Trocar o cabo que conecta impressora ao PC

Como falamos acima, as impressoras parecem ter vida própria, e um problema parecido com dois modelos de impressoras diferentes, não quer dizer que a fonte do problema seja a mesma. Na solução anterior vimos que o problema foi solucionado apenas por trocar o cabo de dados USB de uma porta mais lenta para uma porta mais rápida. Mas em alguns casos trocar completamente o cabo físico pode solucionar o problema. Principalmente se o cabo já é usado há muito tempo, e fica perto de áreas quentes como por exemplo encostado no fundo do gabinete do computador. Note que o calor constante no cabo pode fazer com que exista um ressecamento do plástico que envolve os fios que passam por dentro do corpo deste, fazendo com que esses cabos passem apresentar mal contato.

Está na hora da impressora receber uma limpeza ou manutenção

Outros problemas relacionados a impressora puxar o papel e o mesmo sair em branco podem estar relacionados a algum mecanismo com defeito ou sujo dentro da impressora. Em alguns casos uma impressão mal sucedida onde o papel fica agarrado dentro da impressora, pode fazer com que a mesma tente executar uma auto limpeza para eliminar o papel emperrado. Caso ela não consiga realizar a limpeza, toda a folha que você colocar para impressão vai ser apenas dispersa. Na maioria das vezes podemos simplesmente abrir a porta feita especialmente para tirar o papel agarrado, e remover cuidadosamente a folha que ali se encontra.

Papel preso - agarrado - emperrado na impressora

Outro usuário de uma impressora da marca Epson L355, estava enfrentando o mesmo problema, até que conseguiu uma solução que seria difícil de tomar se ele não tivesse pesquisado em alguns fóruns estrangeiros. Primeiramente pensava que o problema poderia ser com o Bulk entupido o com entrada de ar, mas o problema era na Roldana de borracha que puxa a folha que estava suja, e escorregava, perdendo a referência da folha, o que fazia a impressora passar a folha direto sem dar início a impressão. Isso passou a correr depois de ele usar folhas lisas de papel fotográfico, que acabou soltando detritos do brilho da folha que se depositaram na borracha da roldana, fazendo ela perder o atrito necessário para puxar a folha. Em alguns casos a solução pode ser apenas limpar essa borrachas com um pano, visto que ficam visíveis. Mas em um caso mais avançado, caso você não tenha experiência em manutenção de impressoras pode ser necessário mandar a sua impressora para um serviço técnico para que seja feita a limpeza adequada, de outras partes.

Chegamos ao final do artigo de como solucionar problema com impressoras que puxam uma folha de papel mas não consegue imprimir nada. Todas as soluções apresentadas aqui são casos de sucessos de quem já teve o mesmo problema com a impressora. Note que as soluções apresentadas aqui podem ser modificadas com o tempo ou podemos fazer o acréscimo de alguma solução em breve. Caso você tenha problemas com a sua impressora você também pode fazer perguntas na parte de hardware do Fórum Seletronic. Se você tem uma solução diferente para o caso você também pode deixar aqui embaixo nos comentários.

Seguir Também

Deixe seu comentário

seledroid gif
Fórum Seletronic
Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Ferramentas Online
Sobre Corporativo