O que é backup

Explicação detalhada sobre o que é backup várias exemplos e formas de se fazer um

- 5 min de leitura
O que é backup
Google News Telegram

Na tecnologia backup é criar uma cópia de segurança de dados digitais. Uma cópia de segurança de dados pode ser feita de diversas maneiras e para diversos fins, para que em caso de perda de dados exista uma cópia armazenada em local seguro para a restauração. Desta forma um backup é uma forma de garantir a segurança de dados digitais contra exclusão acidental, contra sabotagem, contra acidentes físicos que possam danificar a memória de armazenamento, ou contra qualquer outro tipo de acontecimento que venha causar perda total ou parcial de dados digitais importantes.

Outro motivo para se efetuar um backup, é para manter uma cópia de dados antes de fazer qualquer procedimento de restauração de sistema em um dispositivo eletrônico, onde os dados deste dispositivo retornam ao estado inicial, como quando se efetua um hard reset em um celular ou outro dispositivo, ou mesmo quando fazemos a instalação de um sistema operacional de um computador a partir de uma formatação do disco rígido.

Alguns exemplos de backups

Como descrito acima existem diversos tipos de backup para várias finalidades, citamos a seguir alguns tipos de backup mais comuns:

  • Donos de aparelhos celulares e Tablets podem querer fazer um backup de fotos, vídeos, músicas e aplicativos, com a finalidade de proteger e manter uma cópia desses arquivos que muitas vezes possui valores sentimentais por guardar registros de momentos considerados importantes para o indivíduo.
  • Programadores podem querer fazer uma cópia de segurança de scripts de programas, com a finalidade de ter uma cópia de segurança dos arquivos de sua aplicação, para não correr o risco de sobrescrever um arquivo com informações indevidas após uma modificação dos códigos durante o decorrer da programação deles.
  • Técnicos em computadores e usuários avançados que necessitam fazer a reinstalação do sistema operacional podem querer fazer uma cópia de segurança de arquivos importantes tais como documentos, fotos, vídeos, jogos e outros arquivos individualmente importante para cada usuário, com o intuito de restaurar uma cópia desses dados para a mesma máquina depois de formatar o computador.

Alguns métodos para armazenamento de backup

Além das finalidades descritas acima, ainda falta falar dos métodos mais populares existentes na atualidade, sendo este métodos considerados formas seguras de fazer uma cópia de segurança de dados digitais:

Backup em nuvem

Um backup em nuvem ou backup online se refere armazenar uma cópia dos dados em uma rede de computadores que disponibilizam um serviço de backup através da internet. Existem diversos serviços de armazenamento online gratuitos e pagos. Existem muitos serviços de backup gratuitos bons na atualidade, porém este serviços gratuitos normalmente disponibilizam pouco espaço de armazenamento, e alguns talvez uma taxa de transferência baixa se comparados com serviço de backup em nuvem pago. Entre alguns desses serviços podemos citar o Google Drive, Dropbox e Onedrive que são serviços de armazenamento na nuvem com planos gratuitos e pagos, sendo todos eles bem seguros. Mas a maior vantagem do backup em nuvem é a possibilidade de programar uma rotina de backup de dados através de muitos aplicativos para os mais variados sistemas operacionais oferecidos por empresas de serviço de nuvem.

Backup em mídia de armazenamento externo

A maioria dos dispositivos como celulares, computadores, videogames e muitos outros aparelhos de conteúdo multimídia possui algum tipo de conexão que dão acesso a transferência de dados para uma memória externa, normalmente condizentes com a capacidade de memória da máquina que executa essas mídias. Veja alguns exemplos:

  • Disco rígido externo: Também conhecido como HD externo é um dispositivo de armazenamento de alta capacidade normalmente utilizado para fazer uma cópia de segurança de dados de computadores e outros dispositivos de memória robusta.
  • Cartão de memória Micro SD e outros: A maioria dos dispositivos como celulares, tablets, videogames portáteis e outros portáteis possuem entrada para cartão Micro SD ou SD comum para fazer armazenamento de configurações e outros arquivos como fotos, músicas, vídeos e aplicações. Depois de passar os arquivos para estas Memórias de armazenamento externo também é possível transferir o conteúdo para um computador, ou para um HD externo através do computador.
  • Pendrive: O pendrive é um dispositivo de memória flash assim como os cartões de memória Micro SD e outros, e normalmente possuem capacidade de armazenamento pequena se comparada há um disco rígido externo. Hoje em dia o pendrive é uma das soluções mais baratas e viáveis, devido a sua conexão USB que é uma das mais populares conexões da atualidade para dispositivos de memória, sendo compatível com a maioria dos computadores, notebooks, videogames, aparelhos de DVD, aparelhos de som de carro, onde em cada dispositivo é possível executar apenas os arquivos compatíveis com o conteúdo do qual foram programados para executar.
  • Mídia de CD/DVD: Os discos compactos como CD e DVD são outra forma de guardar arquivos e dados importantes. Porém são mais utilizados para guardar dados de computadores, que são os principais dispositivos projetados para gravar neste tipo de mídia.

Chegamos ao final de uma explicação sobre o que é um backup. Para sugestões de aprimoramento da matéria, com outras tecnologias que você acha que esteja faltando, por favor deixe nos comentários. Para dúvidas sobre qual o melhor método para fazer backup de acordo com a sua necessidade você pode postar a sua pergunta no Fórum Seletronic.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode