Seletronic

O que é DPI do Mouse e qual o melhor para Jogos e Designers

Entenda em uma breve explicação o que é o DPI do mouse e para que ele serve!

DPI é uma sigla em inglês (dots per inch) que quer dizer Pontos Por Polegada. O que significa que ele é um padrão usado para medir a sensibilidade do mouse que é a quantidade de pontos por polegada que ele pode identificar ao ser movido. Assim os pontos por polegada é uma medida de quão sensível é o mouse. E quanto maior o DPI do mouse mais o cursor na tela se moverá quando o mouse for movido. Assim um mouse com uma Alta taxa de DPI vai detectar com maior precisão menores movimentos do mouse reagindo com maior velocidade aos movimentos do mouse.

Entenda tudo sobre o DPI do mouse

Entenda tudo sobre o DPI do mouse

Como a quantidade de DPI está relacionada com a melhor usabilidade

Para cada tipo de tarefa no computador existe uma quantidade de DPI recomendada e o mínimo necessário para executar a tarefa com maior precisão. Mouses com alto nível de sensibilidade de DPI são especificamente mais importante para os jogadores e realmente não é necessário ter o mouse com alto nível de DPI caso você use o computador apenas para tarefas básicas como navegar na internet, trabalhar com planilhas e documentos de texto. Porém já para quem trabalha com programas para tratamento de imagem ou vídeo como no caso dos artistas e designers gráficos o mouse com o maior número de DPI torna o trabalho melhor e mais preciso.

DPI maior nem sempre é melhor

Tecnicamente ninguém quer que em um pequeno movimento do mouse ele salte de um lado para o outro da tela. Mas de outra forma uma configuração correta de um mouse com alto DPI pode ajudar a detectar e responder melhor a pequenos movimentos para que dessa forma possamos apontar as coisas com mais precisão na tela. Isso porque mesmo possuindo um mouse com alto DPI  você pode usar uma configuração de baixa sensibilidade de modo que o cursor não voe através da tela quando você mover o mouse apenas um pouco, permitindo assim movimentos suaves mas com alta precisão.

DPI do Mouse vs Monitor

Outro ponto importante quanto a Mouses com alto padrão de DPI é que se a resolução do seu monitor for baixa você não vai precisar de um alto número DPI . Mas se por outro lado você está usando monitor 4K com toda certeza o mouse profissional com alta taxa de DPI vai permitir que você mova o cursor do mouse na tela sem problemas sem ter que arrastar o mouse por toda a mesa até chegar de uma ponta da tela até a outra. Note que um mouse básico também pode ser configurado para interagir melhor com telas de maiores resolução, mas o numero de DPI está relacionado com a precisão do movimento neste caso.

DPI para designers gráficos

Mouse profissional com alta taxa de DPI pode facilitar e muito o trabalho de artistas e designers gráficos que usam programas como Photoshop, CorelDRAW ou outra ferramenta de desenho ou imagem onde é necessário arrastar o mouse milimetricamente para realizar alguma operação. Se você alguma vez já notou que ao tentar arrastar apenas um pouco o mouse você acabou passando do ponto que queria para fazer determinado movimento que precisava para concluir uma operação no seu desenho ou imagem, isso ocorre porque o seu mouse não trabalha com padrões de DPI especificamente ajustados para o seu trabalho. Desta forma usar um mouse com alto padrão de DPI mesmo que ajustado para uma baixa velocidade vai ajudar a ter movimentos mais precisos e que não excedam aquilo que você espera na hora de movimentar um pequeno ponto na tela para realizar a edição de uma imagem ou desenho.

DPI do mouse para jogadores

Mouse com alto padrão de DPI no caso dos jogadores só vai importar se o jogo realmente trabalha com um alto padrão de competitividade e que exige realmente uma alta precisão do mouse. Por exemplo se você está jogando o jogo de tiro em primeira pessoa onde é necessário apontar com maior velocidade a alguns pontos da tela para efetuar o disparo, um mouse com alto padrão de DPI com certeza vai tornar a sua jogabilidade mais adequada. O mesmo vale para jogos de RPG ou outro onde a velocidade do click do mouse importa muito junto com a velocidade  para apontar os inimigos na tela a fim de efetuar disparos de poderes mais precisos e rápidos. Mas se o seu seu jogo não se enquadra neste tipo de jogabilidade gastar muito dinheiro com o mouse profissional será desnecessário.

Jogos de alta precisão precisam de Mouses profissionais com mais DPI

Jogos de alta precisão precisam de Mouses profissionais com mais DPI

Recomendações de DPI

Criamos uma tabela para especificar as taxas de DPI para cada tipo de usuário:

O mouse ideal

 

Usuários comuns: Artistas e Designers gráficos Jogadores
800 DPI – 1000 DPI 2000 DPI ou mais 3000 DPI ou mais

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre DPI saiba que no caso dos Designers e Gamers  quanto mais melhor, e a tabela a cima apenas representa o minimo recomendado.

Siga-nos no Facebook

Deixe seu comentário

Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Fórum Seletronic
Ferramentas Online
Cotações