O que é Feed RSS Significado e como usar

Entenda o que significa Feed RSS, como ele funciona e como utilizar

- 4 min de leitura
O que é Feed RSS Significado e como usar
Google News Telegram

Feed RSS é um documento em formato XML utilizado para agregar informações para serem utilizadas por leitores de Feeds RSS . Os leitores de feeds por sua vez interpretam a marcação de tags estruturadas dentro do documento XML para agregar as informações para o usuário final, para o manter informado sobre atualizações postadas no documento. Este recurso é principalmente utilizado por blogs e portais de notícias da internet a fim de disponibilizar uma lista das últimas atualizações do site ou blog de notícias para que os leitores se mantenham informados sobre as últimas novidades.

Significado da Sigla

A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões: Rich Site Summary, traduzido Resumo rico do site, pela riqueza de conteúdo. Enquanto Feed, se refere a alimentação, ou seja, conteúdo para alimentar a sua vontade de leitura com um lista rica de conteúdo.(Feed RSS).

Como saber o Feed RSS  de um site ou Blog

O primeiro passo para ter acesso as últimas atualizações do site através do seu feed rss é saber o link ou URL correto do feed do site. Na maioria dos blogs e portais de notícias o link para o Feed RSS pode ser facilmente encontrado no rodapé do site, descrito Como Feed RSS , ou a apena representado pelo ícone de RSS  conforme a imagem a seguir.

Link de um Feed RSS de noticias em um site

Link de um Feed RSS de noticias no rodapé do site

Sim o ícone do Feed de notícias lembra um pouco o ícone de conexão WiFi, mas eles não tem nenhuma relação entre si. Ao clicar neste ícone muito provavelmente você vai ser direcionado a uma página bem estranha e cheia de marcações, isto é documento XML, chamado de Feed RSS. Mas se observar bem dentro deste documento vai ver que ele segue uma estrutura lógica, contendo título, descrição, conteúdo, link e alguns casos até imagem, autor e muitas outras coisas. São justamente essas informações que os leitores de Feed RSS conhecidos como RSS utilizam para formular uma lista de informações agregadas para que um leitor final tenha acesso facilmente. Veja um exemplo de uma página XML na imagem a seguir:

Existem muitos agregadores de notícias, também chamado de leitores de Feed de Notícias disponíveis na internet, ou em forma de aplicativo ou programa para computador. Assim ao escolher o seu leitor de Feed basta copiar o URL do Feed do site ou blog que você deseja receber atualizações e colar no seu leitor de feeds para que ele escaneie periodicamente as últimas atualizações do site ou sites do qual você colocou em seu agregador de conteúdo. Assim tudo é exibido em uma única tela para que você possa conferir todas as novidades, sem precisar visitar site por site.

Alguns Leitores de Feed

Agora  que você sabe o que é um Feed RSS e um Leitor de Feed RSS chegou a hora de conhecer alguns sites e aplicativos feitos para agregar seus Feeds. Basta copiar o URL do Feed RSS que você deseja, e colar em um desses aplicativos para poder realizar a leitura das últimas matérias de um site. Pegue por exemplo o Feed da Seletronic para poder fazer um teste nos aplicativos,  e caso tenha interesse continue recebendo todas as notícias das Seletronic em primeira mão.  O Feed da Seletronic é: https://seletronic.com.br/noticias/feed/ Basta copiar este endereço para poder ter acesso a todas as últimas notícias da Seletronic nos leitores de Feed a seguir:

Leitores de RSS na WEB

  • https://flipboard.com/
  • https://theoldreader.com/
  • https://feedly.com/
  • http://www.netvibes.com/

Apps Leitores de Feed RSS Android

Agora que você já sabe o que é Feed RSS e Leitor de Feed RSS, você pode aproveitar esse recurso para reunir todos os seus sites favoritos em um só lugar!

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode