Seletronic

O que é um emulador na tecnologia

Entenda de um jeito fácil o significado de emular na tecnologia, e veja alguns exemplos de emulação.

Quando falamos de emulador logo nos lembramos dos famosos emuladores de videogames para computador, ainda mais se perguntarmos para alguém mais jovem e que gosta de jogar. Mas emulador não é só de videogame, e emular tem um significado mais abrangente. Emular significa executar o mesmo trabalho que outro hardware junto com seu software executa. Assim um emulador simplesmente imita por meio de software outro hardware e suas funções.

Além dos Famosos emuladores de videogames que são programas para computador ou outro dispositivo como celulares que imitam todo o funcionamento de um videogame em outro ambiente, também existem emuladores que imitam a função de outros hardwares, como por exemplo emular um computador dentro do outro. Usando o que chamamos de máquina virtual para emular a capacidade de um computador, é possivel até mesmo dizer para essa máquina virtual sua quantidade de memoria RAM, armazenamento em disco e outros parâmetros que seriam físicos, e executar um software de sistema operacional dentro de outra plataforma. Assim por exemplo é possível ter um computador com sistema operacional Windows executando dentro dele mesmo uma máquina virtual rodando o sistema operacional Linux, Android ou outro, como o famoso software VirtualBox que cria instancias de Hardware para executarmos outros sistemas.

Para emular é necessário poder de processamento

Quando o hardware junto com seu sistema é feito para executar determinada tarefa ele já possui o poder de processamento suficiente para realizar aquilo para que foi feito de forma independente. Porém quando o assunto é emulação é necessário interpretar não apenas o software mas também parte do hardware do nosso alvo de emulação. Assim além de estarmos disponibilizando poder de processamento para o sistema e hardware atual também vamos precisar ter limite de processamento de sobra para poder emular a capacidade de outra máquina de maneira adequada, sendo sempre necessário que o hardware que vai emular outra máquina tenha a capacidade de processamento superior ao do hardware original que está sendo emulado. Por isso muitas das vezes quando tentamos emular um videogame dentro de um computador vamos ter problemas de falta de recursos mesmo que o hardware do computador seja um pouco superior ao do videogame, e para poder emular o videogame corretamente dentro de um computador vamos precisar de muito mais poder de processamento do que o do hardware original. O que inclui além de um bom processador e uma boa quantidade de memória RAM disponível, ter bons recursos de processamento gráfico.

Note que é mais fácil emular outro computador rodando um sistema operacional dentro de outro computador, do que rodar um emulador de videogames modernos em um computador com baixa capacidade. Porém a maioria dos computadores modernos consegue emular perfeitamente consoles mais antigos de uma época em que computadores também não tinha um bom poder de processamento, como os famosos games de plataformas de 16 bits. Desta forma é preciso de poucos recursos para poder emular de maneira adequada jogos de videogames como o Nintendinho, Super Nintendo, Mega Drive e outros jogos que não precisam de tanto poder gráfico como os jogos 3D do Nintendo 64.

Alguns exemplos de emulação

  • É possível emular um computador dentro do outro executando outro sistema operacional. Veja na imagem a seguir o Software VirtualBox executando uma maquina virtual que roda o Windows dentro do Linux.
  • É possível emular o software e o hardware de um videogame e usufruir dos seus jogos dentro de um computador ou até mesmo dentro de outro vídeo game, ou celular com poder de processamento maior do que o console original do jogo que queremos emular. Na imagem a seguir temos o Emulador de Nintendo 64 para Windows (Project 64) emulando o Jogo Paper Mario em um computador Windows.
  • É possível emular o hardware e o software de um celular para podermos estudar o comportamento que um aplicativo desenvolvido para um determinado aparelho teria dentro do aparelho original, sem precisarmos estar usando exatamente aquele aparelho. Na imagem a seguir um celular com sistema Android é emulado dentro de um computador com sistema macOS.

Esperamos ter deixado bem claro o real significado de emulador e emulação dentro da tecnologia. Resumindo, emulador é um software capaz de reproduzir igualmente as funções de outro ambiente computacional, de maneira idêntica ou com algumas limitações, para nos permitir executar as mesmas tarefas de outro determinado hardware e seus softwares ou funções.

Seguir Também

Deixe seu comentário

Fórum Seletronic
Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Ferramentas Online
Cotações
Sobre Corporativo