Tem como trocar peças de Notebook? Entenda!

Veja até quando é possivel fazer uma melhoria em um notebook, e quais peças podem ser trocadas para isso!

Uma dúvida comum com o passar do tempo é se perguntar se dá para mudar as peças do notebook antigo, ou com uma configuração básica e deixar ele melhor e mais rápido. Ou em alguns casos alguns se tem como colocar uma placa de vídeo, ou trocar alguns componentes que por acaso deram defeito, como placa de rede wireless, HD, memória RAM, processador, SSD, aquela tela que quebrou ou outro componente. Para esclarecer essa dúvidas a Seletronic preparou essa notícia rápida para lhe dizer que é possível trocar sim, mas não tudo. Então acompanhe nessa notícia o que você pode e não pode trocar em um notebook.

Sim, quase tudo!

Trocar as peças de um notebook é possível sim. Mas não dá para trocar quase tudo como em um desktop. Se o interesse é colocar uma placa de vídeo no notebook para ele conseguir rodar um jogo que exige mais memória gráfica é infelizmente que podemos afirmar que não ainda não existe como fazer isso. Porém se o interesse é ter mais espaço de armazenamento, ou mais memória RAM aí sim é possível. Listamos o que se pode trocar para fazer um upgrade(melhoria) em seu computador.

Veja nesta lista as peças que você pode trocar em seu Notebook para melhorar o desempenho:

  • Memória RAM
  • Processador
  • HD
  • SSD
  • Placa de rede Wireless e Bluetooth
  • Tela LCD
  • Tela LED
  • Placa mãe completa(em alguns modelos).

Estes são os componentes do hardware de um notebook que podemos trocar sem problemas. Alguns talvez se perguntem o porque da placa mãe e da tela na lista a cima. Isto é porque em alguns modelos parecidos, com um número de série de mesma época uma fabricante de notebooks pode lançar dois ou mais tipos de placas mães do mesmo formato e de configuração diferente, sendo uma muito melhor do que a outra, onde uma pode aceitar um processador que a outra não aceita e até mais memória. Além disso em alguns casos o recurso de processamento gráfico de uma placa mãe de notebook que infelizmente é onboard pode ser muito melhor do que a outra nesse caso.

Quanto a troca da tela, em alguns modelos que vem com uma tela de LCD básica, é possível trocar por uma tela de LED, o que melhora muito a resolução e nitidez da imagem visualmente.

Processador nem sempre é possivel trocar!

Em alguns modelos de notebook básicos, para baratear custos para a fabricante o processador pode vir soldado a placa mãe, o que impossibilita um usuário comum, ou mesmo muitos técnicos sem as ferramentas necessárias de trocar o processador. E chegar a contratar a troca do processador pode custar bem caro, compensando muito mais comprar uma placa nova, ou trocar de Notebook.

Processador soldado na placa!

Processador soldado na placa!

Da para trocar ou colocar uma placa de vídeo melhor?

Quando o assunto é jogos, a primeira coisa que nos perguntamos é se da para trocar a placa de vídeo do notebook, ou colocar uma boa. Este é uma coisa que os notebooks não permitem fazer. Isto porque os componentes de gráfico são soldados diretamente na placa, e não existe nenhum slot de expansão como em computadores desktop. Então se o interesse de fazer uma melhoria no notebook é apenas para rodar um jogo que exige mais recursos gráficos do que o seu proporciona, é bom saber que vai ter que trocar de notebook, comprando um que tenha uma placa de vídeo melhor! Tome nota que notebooks feitos para rodar jogos são bem mais caros.

Existem limites nas melhorias

Outro porém é que não se pode melhorar tanto um notebook, mas, com as melhorias certa é possível deixar ele bem mais rápido ao fazer upgrade de processador,  adicionando mais memória RAM e trocando o HD por SSD. Vale a pena fazer upgrade em um  notebook, mas Antes de sair trocando qualquer peça, e isso vale até para alguns técnicos é necessário consultar o manual da placa mãe que acompanha o notebook, ou buscar no próprio site da fabricante o quanto de memória RAM, modelos de processador, e frequência que a placa suporta. Pois se você exagerar o notebook pode queimar a placa, e assim você vai ter que comprar uma placa nova. Então sempre tenha certeza de que a sua placa aguenta um determinado componente antes de trocar!