Veja o que você deve olhar quando for comprar um celular usado!

Veja como avaliar um celular usado para não se dar mal em uma compra. Confira as dicas!

Seu celular acabou de estragar, só que você não quer gastar muito dinheiro comprando um celular novo e consertar o seu agora não vale a pena. Uma boa opção é a famosa catira onde você compra um celular usado ou trocar por outra coisa que vale a pena para ambos, mas talvez se pergunte “O que eu devo olhar quando for comprar um celular usado?“. Muitas pessoas recorrem a grupos do Facebook, que muitas vezes já são chamados de bazar da catira ou algo parecido, grupos do Whatsapp, e rede de vendas como a OLX onde muitas pessoas vendem aquilo que não usam mais, para comprar um celular usado com preço mais acessível. Para te ajudar a tomar cuidado na hora da compra de um Smartphone usado preparamos essas super dicas para você ter um final feliz na hora da compra.

Dicas para comprar celular usado e o que você deve olhar

Todo cuidado é pouco na hora de comprar um celular usado!

 

Como comprar um celular usado

Nos tópicos abaixo confira todos os detalhes que você deve olhar em um celular usado para não ter problemas futuros. Separamos em cada tópico uma parte do celular importante de verificar e como verificar esse componente. Confira:

Verifique a entrada de chip

Um dos principais lugares que muitos esquecem de olhar na hora da compra de um celular usado é a entrada de chip. Quando for comprar um celular de segunda mão verifique na hora a entrada de chip visualmente, e coloque o seu chip para fazer um teste e ver se a rede funciona naquela slot de cartão SIM. Faça uma ligação teste se possivel para alguém e veja se tudo funciona normalmente.

Verifique a entrada de cartão de memória

É bom você olhar também a entrada de cartão SD. Coloque seu cartão SD no celular para ver se a entrada esta funcionando normalmente. Tente executar alguma musica do seu cartão de memória ou ver uma foto para ver se tudo funciona bem.

Verifique a câmera do celular

Quando você for compra um celular usado não esqueça de verificar a câmera. Olhe bem para câmera e veja se não tem arranhões. Acesse o aplicativo da câmera e veja se a imagem não estar embaçada e tire uma foto para ver se o flash esta funcionando, e o aparelho esta salvando a foto. Não esqueça de fazer os mesmos testes com a câmera frontal.

Verifique o áudio e a entrada do fone de ouvido

Quando você estiver verificando o celular não esqueça de testar os alto falantes e a entrada de fone de ouvido. Coloque uma musica para tocar depois aumente ate o máximo para você examinar se tem alguns chiados ou falhas. Faça o mesmo teste usando um fone de ouvido.

Verifique a bateria

Esse é um dos itens mais difíceis de testar quando vamos adquirir um celular usado, pois a bateria como sabemos precisa de tempo para fazer um teste. Mas você pode verificar se a bateria está inchada, ou se ao mexer bruscamente o aparelho ela balança ou o mesmo desliga ou reinicia o aparelho. Também caso consiga negociar com a pessoa que vai vender o celular, pode pedir um prazo para testar a bateria.

Verifique todo o touch screen

Se já verificou quase tudo outro item que muitas vezes pode não estar bom no celular usado é o touch screen (tela de toque). Tome cuidado minucioso com este item, e procure tocar em cada parte da tela para ver se existe algum ponto falhando. Veja se a barra de notificações esta descendo normalmente, e toque em postos estratégicos para testar o touch.

Um novo pode ficar mais em conta que um usado

Muitas vezes as pessoas acabam pedindo um preço absurdo em um celular usado, e o problema é que na maioria das vezes ele nem mesmo tem garantia e pode ter a vida útil curta. Neste caso é bom consultar o preço de um aparelho parecido novo e comparar. A Seletronic traz uma parte exclusiva do site para divulgar o melhor preço em cada loja para um determinado tipo de aparelho. Então antes de comprar um usado veja ótimas opções de Smartphones novos no link a seguir:

Celulares Android com preço super baixo

Conclusão

Estes métodos visam apenas refrescar a memória para sabermos que estamos comprando um celular usado em bom estado, para que não venhamos nos arrepender mais tarde. Se você tem mais dicas de como comprar um celular usado e não ser enganado, ou sabe outro jeito de testar o celular para ser incluído nas dicas a cima, por favor deixe nos comentários.