Por dentro do Fantástico Nintendo Switch.

As entranhas do Nintendo Switch.

- 4 min de leitura
Google News Telegram

O Nintendo Switch é basicamente um console hibrido para cobrir uma lacuna entre consoles portáteis como Game Boy, Nintendo 3DS/2DS, Nintendo DS. No dia 03 de março a Nintendo liberou o lançamento antecipado do mais novo console, o Switch que capitalizou os avanços da tecnologia de processadores móveis. Este dispositivo que combina com a portabilidade de um computador de mão a experiência de um console tradicional é uma transição perfeita entre seus modos de TV, de mão e casa, sendo uma assinatura definitiva para quem gosta de jogar e também usar um tablet.

O mais incrível é que a desmontagem superficial da unidade de um “tablet” Nintendo Switch sugere fortemente que a Nintendo está utilizando um design de referência Tegra X1 da NVIDIA, tendo enormes implicações para o desenvolvimento do Switch no passado, presente e futuro.  Para a Nintendo alavancar a tecnologia de jogos de tablets da NVIDIA (Líder em computação de inteligência artificial) significa se concentrar no que eles fazem de melhor – inovando no design de controle de jogos. Antes ela havia desenvolvido a maioria de sua arquitetura de hardware internamente, mas o Switch é a prova definitiva que a Nintendo se superou, o Tegra X1 valeu a pena. São mais de 30 anos de ricos legados em consoles portáteis e domésticos herdados por um só dispositivo.
Para entender a ideia das características do Switch é seria necessário fazer uma jornada na história da Nintendo.

A tela do Nintendo Switch

Os ecrãs tácteis resistivos de baixo custo também foram uma pedra angular da linha portátil da Nintendo e do Wii U desde que o DS foi lançado em 2004. O Switch possui o primeiro ecrã capacitivo multi-touch num produto Nintendo (um tipo de tela que usa um capacitor, com duas placas separadas por um isolante que pode ser o ar). Assim que o dedo toca esse tipo de tela, e um capacitor monitorado pelo sistema informa com 100% exatamente onde foi acionado, através de uma troca de elétrons, canetas não funcionam neste caso somente o dedo.

Tela do nintendo switch

Mais a fundo no console

Com tanta tecnologia vem aquela curiosidade de desmontar o console ever ele por dentro, e foi exatamente o que o pessoal da Mind Tribe fez, como eles mesmo disseram  “não poderíamos deixar de desmonta-lo“. Como podemos ver nas imagens que eles fizream uma coisa interessante é data carimbada que mostra uma data de produção de 15 de novembro de 2016 – mostrando que eles já tinham a linha de produção em funcionamento e só foram lançar o console agora.

Um incrível isolamento térmico

Um pacote tão pequeno cheio de tecnologia, onde o disparador de calor não entra em contato direto com chip Tegra, passando pelo processador e a memória. Vários condutores térmicos de cobre são vistos no equipamento, fora a pasta térmica.

Dicipador de calor do Nintendo Switch

Conector USB Tipo-C preso com força!

O condutor USB Tipo-C foi projetado para ser incrivelmente resistente, sendo soldado em vários pontos na placa do circuito impresso. A placa é montada para encaixar contra o chassi de metal do Switch.

Led sem “light-bleed”

Canalizar luz de um LED é uma arte, e nisto a Nintendo tem deu um show no Nintendo Switch, sem deixar a luz escapar em áreas que normalmente não deveria estar, como quando um LED aceso faz um apagado parecer que está aceso com baixa luminosidade, processo chamado de light-bleed (sangramento de luz).

Nintendo Switch VR?

Ainda segundo o pessoal da Mind Tribe, o Nintendo Switch conta com quase todos os recursos de Hardware necessários para termos a tecnologia de um componente VR neste fantástico All-In-One, e que alguns comentaristas do ramo tecnológico também esperam um anuncio da Nintendo dizendo estra disponível um VR BOX disponível para o console. No entanto o dispositivo iria necessitar de mais energia a fim de poder usar esta tecnologia e de uma tela mais responsiva.

No entanto a Nintendo já se mostrou super capaz de criar um console portátil com tecnologia de ponta como um console feito para usar em casa. Carregando muita potencia em um só produto podendo posicionar a Nintendo como pioneira do primeiro e mais avançado console All-In-One no mercado.

Sources:
Inovador tecnológico com uma paixão por desbravar os limites da pesquisa. Enquanto não estou imerso em experimentos e descobertas, domino o mundo dos jogos mobile. 🚀🎮

Categorias

Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode