O que é MMORPG?

Explicação detalhada sobre o significado de MMORPG

- 4 min de leitura
O que é MMORPG?
Google News Telegram

MMORPG é uma sigla do inglês que que significa “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game”, atribuída a jogos online que possuem uma grande quantidade de usuários em um mundo virtual. Diferente dos tradicionais e famosos jogos RPGs para consoles, onde o principal objetivo é zerar o jogo, os MMORPG precisam de jogadores constantes interagindo no mundo virtual com outros jogadores ou grupos de jogadores. A maioria dos jogos MMORPG tem tarefas e batalhas progressivas e cada vez mais difíceis para manter o jogo sempre ativo, onde é necessário o personagem do jogo melhore suas habilidades e conquiste experiências e itens dentro do jogo para ajudar a conseguir batalhar com outros jogadores mais fortes, e mais experientes.

A diferença de MMORPG e RPG

A diferença entre MMORPG e RPG é que o objetivo do RPG é zerar o jogo, enquanto o MMORPG  precisa de jogadores constantes para manter o jogo ativo por tempo indeterminado.

Interação com o mundo do MMORPG

Para que o jogo sempre tenha uma melhor experiência, os MMORPG permitem que jogadores formem uma vida dentro do jogo, e possam interagir diretamente com outros jogadores. Outro fator muito estimulante é a possibilidade de criar o seu próprio personagem chamado de Avatar, e em alguns jogos ainda é permitido que você construa um local específico dentro do jogo, o que pode ser um reino, uma casa, uma arena de batalha ou outro lugar personalizável pelo jogador com a finalidade de criar familiaridade mais realística entre o jogador e o jogo.

Pagando para jogar ou jogando de graça

O MMORPG também possui a opção de poder comprar itens dentro do jogo usando o dinheiro virtual do próprio game. Este dinheiro virtual pode ser obtido através do decorrer do tempo e de suas conquistas dentro do jogo que normalmente pagam dinheiro virtual para que o jogador possa comprar itens e evoluir. Porém como existe a facilidade e segurança de se utilizar um cartão de crédito ou outras formas de pagamento online nos dias de hoje, empresas de jogos oferecem a possibilidade do jogador pagar com dinheiro real os itens dentro do jogo. Assim um jogador pode simplesmente comprar a sua evolução dentro do jogo e sobressair perante outros jogadores que não desejam fazer a aquisição desses itens por meio de dinheiro, mas pelo merecimento depois do seu esforço para jogar, e conquistar seus itens através das sua batalhas.

A união faz a força

Outra estratégia dentro de MMORPG  para obter itens e dinheiro para um time de jogadores, é quando se organizam para fortalecer a equipe. Desta forma alguns jogadores estipulam tarefas para cada membro do grupo, de forma que cada um tem uma função específica para fortalecer este time de jogadores. Fazendo isso o time não precisa gastar dinheiro real dentro do jogo, pois podem designar um usuário para recolher itens, outro para batalha, e outro para fazer tarefas para ganhar dinheiro.

Versatilidade de plataformas

A algum tempo atrás este tipo de jogo só era esperado em computadores pela sua capacidade de processamento, e conectividade com internet banda larga que normalmente é necessário para executar esses jogos. Porém como estamos vivendo em uma era de dispositivos móveis, cada vez mais existem títulos específicos para sistemas operacionais móveis como famoso Android e iOS, que podem ser na maioria das vezes baixados de graça nas lojas oficiais destes sistemas. Muitos desse jogos oferecem a opção de jogar para ganhar itens, ou aprimorar a experiência um pouco mais rápido por comprar os itens através de dinheiro real dentro do jogo como explicamos um pouco acima.

Fácil de baixar e jogar

Como falamos existe uma variedade de títulos grátis de jogos MMORPG, e aqui na Seletronic você encontra facilmente alguns desses jogos para seu celular. Além disso você pode pedir informações sobre os jogos no Fórum Seletronic a qualquer momento, e interagir com outros jogadores resolvendo dúvidas sobre compra, instalação e itens dentro dos jogos.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode