Como transformar CD/DVD em imagem ISO

Tutorial de como transformar um CD ou DVD em um arquivo de imagem ISO passo a passo

- 3 min de leitura
Como transformar CD/DVD em imagem ISO
Google News Telegram

Existem diversos métodos e programas muito úteis para transformar um CD ou DVD em imagem do disco ISO. Mas neste tutorial nós vamos usar um criador de ISO grátis, muito útil e recomendado para transformar CDs e DVDs em imagem do disco ISO de maneira fácil. Seguindo este tutorial não tem erro, você pode transformar os seus CDs de músicas, DVDs de clipes ou filmes, ou mesmo um CDs/DVDs de jogos e sistemas operacionais em arquivo ISO!

Transformando DVD ou CD em arquivo ISO – Video

Transformando DVD ou CD em arquivo ISO

O programa que nós vamos utilizar como criador de ISO, para poder transformar um CD ou DVD em imagem do disco é o famoso e ImgBurn, que é um Free ISO Creator fácil de usar. Quando se trata de trabalhar com ISO este programa é um paraíso, pois além de transformar uma mídia em ISO através de um leitor óptico, também grava imagens ISO no disco, e também tem a capacidade de transformar pastas e arquivos em uma imagem ISO. Mas vamos nos concentrar no título deste tutorial que é converter um CD e DVD para ISO. Para fazer isso siga os seguintes passos:

  1. Primeiramente baixe e instale o programa ImgBurn.
  2. Coloque o CD ou DVD que você deseja transformar em ISO no drive de CD/DVD.
  3. Abra o programa ImgBurn, e clique em “Create image File From Disc”.
  4. Na próxima tela em “Source“, escolha a unidade de CD-ROM ou DVD-ROM que contém a mídia que você deseja transformar em imagem do disco ISO. Caso o seu computador ou notebook tenha apenas um leitor óptico, não é necessário mexer nesta opção.
  5. Em “Destination” escolha onde deseja gerar o arquivo, selecionando uma pasta para guardar o arquivo ISO que vai ser gerado.
  6. Agora Clique na opção Read, representada por um Disco e uma seta apontando para um disco em cima de uma folha.
  7. No término do processo você vai ver a mensagem que indica que o processo foi concluído com êxito “Operation successfully completed”.
  8. O Arquivo .ISO com mesmo nome do CD ou DVD no Drive é gerado no caminho indicado em “Destination“, como visto no passo 5.

Acabamos de aprender como transformar um CD ou DVD em arquivo de imagem do disco no formato de arquivo ISO. Este processo é muito útil para fazer o backup de mídias importantes, e muitas vezes quando precisamos criar a imagem do disco de um sistema operacional, para poder passar para um pendrive ou uma outra mídia removível, assim como é comum queremos transformar o DVD do Windows em uma imagem do disco ISO, ou então fazer uma cópia de algum dos nossos jogos, para evitar ficar arranhando a nossa mídia original. Esperamos que o tutorial tenha ajudado você a criar o seu arquivo ISO através do seu CD o DVD de maneira fácil e objetiva.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode