NVIDIA VS AMD – Qual placa de vídeo é melhor? PC e Notebook | Seletronic
Quero Ofertas Quero Cupons

NVIDIA VS AMD – Qual placa de vídeo é melhor? PC e Notebook

NVIDIA VS AMD Vantagens e Desvantagens em PCs e Notebooks

- 6 min de leitura
NVIDIA VS AMD – Qual placa de vídeo é melhor? PC e Notebook
Google News Telegram

Afinal, entre NVIDIA e AMD, qual placa é melhor? Conheça os principais detalhes sobre as duas marcas mais importantes entre todas as placas de vídeo do mercado! Se você está por dentro do mercado de tecnologia, certamente já conhece tanto a AMD quanto a NVIDIA. Já queremos deixar claro desde o início que as duas marcas vão te proporcionar equipamentos de qualidade, e é justamente por isso que detalharemos sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas, para que você possa optar pela placa de vídeo que atenda melhor as circunstâncias que você terá no seu dia a dia!

Vamos ao que realmente importa, o que muda da NVIDIA para a AMD? E quais são as vantagens proporcionadas para cada uma das placas de vídeo?

Placas de vídeo NVIDIA VS AMD: Qual a melhor?

A guerra entre NVIDIA e AMD a cada ano se torna mais acirrada. Por muito tempo a NVIDIA esteve consideravelmente à frente da AMD quando se trata de placa de vídeos, porém com o lançamento pela AMD das placas da série Radeon RX 7000, que ocorrerá ainda esse ano, deve haver um grande salto, prometendo bater de frente com a mais nova linha de placas da NVIDIA da RTX Série 40.

A principal vantagem da AMD sempre foi seus preços mais acessíveis em comparação com a sua concorrente, entregando o melhor custo-benefício para o consumidor. Quanto à performance, as placas da NVIDIA ainda se saem levemente à frente quando comparadas à um produto equivalente de sua concorrente, porém essa diferença não é tão mais significante quanto antigamente.

Em 2022, a competitividade entre as duas fabricantes aumentou, e isso é algo muito bom para os consumidores. Independentemente de qual das duas placas atende melhor às suas necessidades, o mercado acirrado tende a beneficiar todos os consumidores de uma maneira geral. Fazendo com que tanto a NVIDIA quanto a AMD se esforcem para entregar melhores produtos e serviços para os consumidores. Afinal, é nisso que consiste a competitividade no livre mercado!

Melhores placas da NVIDIA e AMD! Qual é melhor?

O modelo mais forte da NVIDIA atualmente é a RTX 4090, que virou sensação na internet pelo seu tamanho massivo, sendo quase tão grande quanto um Playstation 5. A placa consegue rodar um dos jogos mais exigentes da atualidade, Cyberpunk 2077, em 4k na sua configuração gráfica máxima mantendo 60 fps constantes. Porém seu custo é bem elevado, com preço no Brasil na média de 14.999 reais.

Já a AMD promete bater de frente com sua RX 7900 XTX, modelo que deve ser lançado neste mês de dezembro. Análises preliminares demonstraram que sua performance é por volta de 10% inferior à RTX 4090, porém com um preço 37% inferior quando comparado ao valor praticado no exterior. Ainda não foi definido um preço para o mercado brasileiro, que provavelmente será mais elevado do que o valor praticado no exterior, sendo vendida por volta de 5 mil reais.

Placas de vídeo intermediárias: AMD e NVIDIA

Para modelos intermediários, boas opções são a RTX 3060 da NVIDIA e a RX 6600 XT da AMD. Ambas possuem preços bem semelhantes, podendo ser encontradas na faixa de 2.300 até 3 mil reais. Quanto à performance, ambas são capazes de rodar jogos com resolução 4k satisfatoriamente, contudo a RTX 3060 sai levemente à frente. A melhor escolha vai depender do preço disponível no momento da compra, pois ambas são praticamente equivalentes.

AMD VS NVIDIA: Placas de entrada

Para aqueles com um orçamento limitado, a disputa fica entre os modelos de entrada da AMD com a Radeon RX 6400 contra a Nvidia com sua GeForce GTX 1650. Ambas podem ser encontradas na mesma faixa de preço, por volta de 1 mil reais, com leve vantagem à Radeon RX 6400 que às vezes pode até ser encontrada na casa dos 900 reais.

Ambas possuem performance bastante similar, sendo capazes de rodar satisfatoriamente a maioria dos jogos atuais em Full HD. A Radeon RX 6400 por ser uma placa mais nova possui suporte à conexão PCI Express 4.0, e apresentará resultados superiores com uma placa-mãe que dê suporte a este tipo de conexão. Porém utilizando-se uma conexão PCI Express 3.0, a GeForce GTX 1650 apresenta melhores resultados mesmo sendo uma placa mais antiga.

PC VS Notebook

Entre obter um computador de mesa ou um notebook, a resposta estará na sua prioridade. Você necessita de praticidade ou desempenho? Se a única questão em pauta for desempenho, é evidente que os computadores de mesa mais potentes entregam mais resultados do que os notebooks mais potentes! Mas se o que você necessita é de praticidade e um instrumento móvel para trabalho, certamente o notebook vai te atender muito melhor! Isso não significa que não exista notebooks potentes, é claro que existem.

Mas de uma maneira geral, os computadores de mesa entregam bem mais capacidade, justamente por serem mais robustos e terem menos limitações.

Mas quando se trata da questão da disputa entre AMD e NVIDIA, independentemente de você utilizar um PC ou notebook, os benefícios pertencentes a cada uma das placas será o mesmo já mencionado no tópico anterior.
De uma forma geral, nós podemos dizer tranquilamente que os PCs de mesa, também chamados de desktops, são bem mais indicados para aqueles que buscam apenas uma máquina de alto desempenho. Porém o notebook é um computador perfeito para quem prioriza e necessita de mais mobilidade e portabilidade no seu dia a dia. O notebook é a escolha certa para poder estudar e trabalhar em diversos lugares, com bem mais facilidade e praticidade.

PC e Notebook: Preços

Um fator bastante relevante que influencia no preço dos computadores é a sua configuração e marca. E quando nós falamos sobre um notebook que apresenta exatamente a mesma ficha técnica de um PC desktop, podemos observar uma grande variação e discrepância entre os valores dos portáteis. Os quais acabam sendo muito mais caros.

E esse fator ocorre pelo simples fato de que os laptops são equipamentos completos que apresentam itens periféricos essenciais embutidos, e alguns acessórios incluídos na própria estrutura dele.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode