O que é Antivírus?

Entenda o que é antivírus, o que ele realmente faz e como funciona

Imagem de O que é Antivírus?

Antivírus é um programa utilitário capaz de identificar códigos maliciosos em Sistemas eletrônicos, atuando na proteção contra softwares mal intencionados, que são chamados de vírus. A maior parte dos softwares contra vírus são programas que se atualizam automaticamente através de um servidor para aprender a defender o sistema contra novos vírus. O nível de segurança de qualquer antivírus depende da empresa que o administra e que o atualiza para saber lidar com novas ameaças digitais. Desta forma empresas que procuram manter os Softwares Antivírus sempre atualizados até mesmo com ajuda de usuários são as que se destacam no mercado com os Melhores Antivírus.

O que o software antivírus faz?

Na atualidade existem diversas empresas que criam seu próprios softwares antivírus, e o modo como cada um age ou detecta determinados vírus pode variar. Mas podemos citar algumas tarefas essenciais que a maioria dos programas contra vírus executam:

  • Verificam todos os arquivos e pastas onde os vírus se instalam por padrão, através de um estudo do funcionamento destes vírus.
  • Permitem que você agende uma varredura contra vírus para ser executada em determinado horário ou dia.
  • Permitem que você escolha a verificação de um determinado local de armazenamento ou de todo o computador ou celular, incluindo o cartão de memória, pendrives e até mesmo unidades lógicas de CD, DVD e Blu-ray.
  • Detecta e remove programas com códigos maliciosos, alertando o usuário de que uma ameaça foi encontrada, e solicitando que o usuário escolha se deseja excluir permanentemente o arquivo do computador para maior segurança, ou se deseja manter e restaurar o arquivo.
  • Fazem uma prévia da saúde do computador, estabelecendo uma média de locais que já foram verificados. Dessa forma o computador totalmente escaneado pelo programa é considerado saudável, enquanto um computador que não foi totalmente escaneado pelo antivírus é considerado com a saúde fraca.

Agora que você sabe como o antivírus trabalha normalmente sempre mantenha o seu computador, celular, tablet e outros equipamentos possíveis com um bom antivírus atualizado.

Como funciona um antivírus

O Antivírus protege o sistema de um computador ou celular fazendo uma varredura em todos os dispositivos de armazenamento, como discos rígidos, pendrives e cartões de memória, e outras mídias de armazenamento, lendo cada arquivo para saber se ele possui código malicioso ou mal intencionado. Assim eles funcionam basicamente da mesma forma como podemos ver a seguir:

Detecção baseada em escaneamento de vírus conhecidos – Nesse procedimento o antivírus escanear arquivos e programas do computador desmontando o seu código e a separando em Strings,  que são pedaços do código em forma de caracteres. conheço o antivírus procura em sua base de dados por essa Spring, E caso seja encontrada alerta o usuário de que um vírus foi encontrado,  e normalmente deixa o arquivo em quarentena até que usuário resolva tomar uma ação contra o arquivo. Note que essa base de dados que reconhece cada vírus deve receber constantes atualizações para poder se defender contra novas ameaças.

Detecção baseada em heurística – Esse tipo de detecção usa os vírus já conhecidos utilizando de heurística para reconhecer e eliminar novas variantes, ou uma versão alterada de um vírus já conhecido.

Detecção baseada em comportamento – Enquanto a detecção baseado escaneamento é capaz de identificar um vírus dentro de arquivos antes mesmo dele será executado,  adaptação baseada em comportamento se concentra em detectar características durante a execução de determinado programa. Desta forma o antivírus consegue detectar execuções mal intencionados assim que o vírus tenta executar algo prejudicial, fazendo o bloqueio do programa que está realizando esta tarefa.

Detecção de Sandbox – Nesse procedimento antivírus cria um ambiente virtual onde ele executa o programa para saber se  e ele executa ações prejudiciais. Assim dentro do ambiente virtual é possível definir se as ações determinado programa ou software é malicioso ou não.

Confira: Precisa usar Antivirus no celular?

O Melhor antivírus é usuário

Existe uma controvérsia bastante grande entre pessoas que dizem que o antivírus é essencial, e outras que dizem não usar antivírus porque sabem se proteger de ameaças digitais. Mas a verdade é que segurança no mundo digital nunca é demais, e o melhor que podemos fazer é estar prevenido para tudo, e mesmo que usemos um bom antivírus, devemos mantê-lo sempre atualizado para se proteger contra as novas ameaças que surgem todos os dias. Além disso também é bom conhecer cada vez mais sobre como as ameaças digitais são propagadas para que não venhamos a ser vítimas de vírus em nossos computadores, celulares ou outros sistemas eletrônicos.