Arquivo px ou px.gif baixando sozinho? Veja o que é isso!

A navegação em alguns sites está forçando o navegador a baixar um arquivo de nome px, vamos explicar o que é este arquivo!

Imagem de Arquivo px ou px.gif baixando sozinho? Veja o que é isso!
0

Você está navegando normalmente em algum site do seu costume pelo seu smartphone, computador ou tablet e ao abrir um página se depara com o download automático de um arquivo de nome px, mesmo não tendo clicado em nada. Ao ver um arquivo não solicitado sendo baixado sozinho acaba que ficamos logo preocupados achando que isso pode ser algum vírus. Este caso tem acontecido em diversos dispositivos, seja com sistema Android, Windows, Linux ou qualquer outro. Mas será que o arquivo px realmente se trata de um vírus?

Primeiramente, o arquivo px é apenas uma imagem com apenas 1 pixel de largura, o que o torna inofensivo, no entanto mais adiante vamos dizer quando você deve se preocupar com esse arquivo. Se tratando de uma imagem tão pequena, que por sinal tem apenas 48 bytes, podemos ficar tranquilos, pois o arquivo não é um vírus.

Mas porque esse arquivo existe e ainda é baixado sozinho?

O arquivo se trata de um pixel de rastreamento, assim como já explicamos no caso do arquivo hbpix baixando sozinho. Um pixel de rastreamento é uma estratégia de marketing chamada de tracking pixel, ou web beacon, que consiste em capturar o IP da máquina que fez o download do arquivo para rastrear a sua navegação em sites sabendo de suas preferências de navegação para poder e oferecer anúncios baseados em seus interesses.

Agora o motivo deste arquivo ser baixado, pode estar relacionado a uma má configuração dos cabeçalhos HTTP do arquivo, ou a incapacidade do navegador utilizado de reconhecer o arquivo e seu cabeçalho HTTP.

Para cada recurso trocado em uma rede, ao visitar um site, o navegador recebe informações para saber o que está recebendo e como deve lidar com aquilo. Essas informações são passadas ocultas ao olhos do usuário. Ao carregar uma imagem por exemplo jpg por exemplo, o navegador vai receber um cabeçalho HTTP com o parâmetro “Content-Type: image/jpeg“, e então vai saber que aquilo recebido é uma imagem, e poderá exibi-la. No entanto caso esse cabeçalho não seja passado corretamente, ou seja de um tipo desconhecido pelo navegador, isso normalmente força o navegador a fazer download do arquivo recebido.  Neste caso forçando o download do arquivo px.

Quando se preocupar com esse aquivo

Se você está visitando um site que você sabe que é seguro, não precisa se preocupar. No entanto alguns sites podem aproveitar que alguns usuários estão acostumados com o arquivo px, e enviar algum tipo de malware. Na duvida jamais abra o arquivo, sempre o exclua.

Navegando em alguns sites, notamos que uma das fontes do arquivo px é a seguinte https://ad-delivery.net/px.gif. Bloquear a fonte desse arquivo pode evitar que ele seja baixado sozinho.