Dolby Atmos é uma tecnologia de som surround desenvolvida pela Dolby Laboratories que como uma evolução do surround de 5.1 e 7.1 canais. No sistema do Dolby Atmos existem canais de altura, permitindo que o som seja colocado e movido com mais precisão ao redor do ouvinte, inclusive de cima, criando uma experiência de som tridimensional muito mais imersiva. O Dolby Atmos é usado em cinemas, home theaters e em alguns dispositivos móveis e é cada vez mais suportado em novos aparelhos de TVs, soundbars e receptores de áudio modernos. Também é usado na produção de música e outros conteúdos de áudio.

Como funciona o Dolby Atmos?

No sistema Dolby Atmos, o áudio é mixado e masterizado usando uma abordagem baseada em objeto, em vez de ser vinculado a canais específicos como nos sistemas de som surround tradicionais. Isso significa que cada elemento sonoro é individual, como falas, música e efeitos sonoros, sendo cada um deles um “objetos de áudio” que podem ser colocado e movido em um espaço tridimensional. A posição de cada objeto de áudio é definida por suas coordenadas (x, y, z) e pode ser colocada em qualquer lugar dentro de uma esfera ao redor do ouvinte.

Durante a reprodução, o sistema Dolby Atmos usa usas as coordenadas de cada objeto de áudio para controlar o roteamento do áudio para os alto-falantes apropriados. Se um elemento de som for definido para uma posição específica no espaço 3D, o sistema enviará o áudio para o alto-falante correspondente ou alto-falantes mais próximos dessa posição. Isso permite que o som seja colocado e movido com mais precisão ao redor do ouvinte, criando uma experiência mais imersiva e realista.

Dolby Presents: The World Of Sound | Demo | Dolby Atmos | Dolby

De quantos alto-falantes você precisa para Dolby Atmos?

O número de alto-falantes necessários para uma configuração Dolby Atmos depende da configuração específica que você deseja usar. Uma configuração Atmos básica para um home theater inclui uma configuração 5.1.2, que inclui cinco alto-falantes (frontal esquerdo, central, frontal direito, traseiro esquerdo e traseiro direito), um subwoofer e dois canais de altura. Isso pode ser expandido para uma configuração 5.1.4 adicionando mais dois canais de altura ou para uma configuração 7.1.2 adicionando mais dois alto-falantes (lado esquerdo e lado direito). Uma configuração 7.1.4 inclui quatro canais de altura.

Em uma sala de cinema, a configuração dos alto-falantes pode variar muito, dependendo do tamanho e layout da sala. Uma configuração típica pode incluir uma combinação de alto-falantes montados no teto e alto-falantes montados nas paredes ou no chão.

Em geral, quanto mais alto-falantes você tiver em sua configuração Dolby Atmos, mais detalhado e envolvente será o som. No entanto, você ainda pode aproveitar o som Atmos com um número menor de alto-falantes usando a tecnologia de virtualização, que pode simular o efeito de alto-falantes adicionais usando apenas alguns alto-falantes físicos.

Teste o Dolby Atmos

No site oficial da Dolby, empresa criadora do Dolby Atmos voce pode testar diversos audios imersivos e acompanhar em gráficos 3D os efeitos sonoros. [Clique aqui].