O que é Download?

Entenda o amplo significado da palavra Download, veja o uso, seus derivados, e suas traduções para o português

Imagem de O que é Download?

Download significa fazer a cópia de um arquivo de um computador remoto para um computador local. Neste contexto um computador refere-se a qualquer dispositivo capaz de se conectar a uma rede e fazer a cópia de um arquivo de outro computador. Dessa forma podemos citar como download um computador com sistema Windows ou Linux que faz o download de um programa para seus respectivos sistemas, ou um celular ou tablet que faz a transferência de arquivos como aplicativos e jogos através da loja de aplicativos, como no caso do sistema Android que baixa aplicativos do Google Play, e celulares como o iPhone com sistema operacional iOS que fazem download da loja App Store.

Para mais um exemplo podemos citar até mesmo o download feito por consoles de videogame modernos que possuem conexão com a internet, onde é possível fazer a transferência de jogos e de atualizações desses jogos diretamente pelo videogame.

Upload é o contrário de Download

Outro termo relacionado a transferência de arquivos entre computadores em uma rede é o termo Upload, que é exatamente o contrário de Download. Fazer upload é o mesmo que enviar um arquivo para outro computador.

A navegação comum na internet é feita de Downloads e Uploads

Ao acessar um site através do seu navegador de internet você está enviando solicitações para outro computador ao qual chamamos de servidor e recebendo dados dele. A maior parte desses dados são compostos por texto, imagens, sons, e vídeos. Desta forma quando você acessa um site que possui imagens você está fazendo uma cópia dessas imagens no seu computador local mesmo que seja temporariamente, e isso também pode ser considerado um download. O mesmo vale para quando ouvimos uma musica ou assistimos um vídeo ou filme na internet, onde na verdade estamos fazendo o download de um arquivo e reproduzindo ele. No entanto no caso das mídias como videos, musicas e filmes online é possivel reproduzir uma parte já carregada em seu computador sem precisar baixar o arquivo inteiro onde esse processo é chamado de Streaming.

Composição da palavra Download

A palavra Download é derivada de dois termos em inglês que são DOWN que significa para baixo, e LOAD que significa carregar. Por isso o termo que utilizamos muitas vezes para download em português é Baixar, o que também explica o ícone de download ser geralmente uma seta para baixo. Então tanto faz se você disser:

Vou Baixar um vídeo.

Ou

Vou fazer Download de um vídeo.

Ícone de Download PNG

Exemplo de ícone de download

Quais os perigos e cuidados a serem tomados ao fazer Download

Se você usa a internet já a algum tempo ou se está começando agora, com toda certeza já ouviu falar de vírus de computador e de outras ameaças virtuais. Por isso é sempre bom saber se a fonte de um arquivo é segura, e se você está realmente baixando o que foi solicitado. Alguns sites e outras fontes de download podem oferecer arquivos falsos, ou verdadeiros com uma ameaça escondida que prejudicam o computador ou o usuário, podendo instalar vírus no computador ou celular, abrindo portas para que pessoas ou empresas má intencionadas coletam seus dados pessoais e outras informações sobre seu uso do computador e da internet.

Enquanto o download está sendo executado é downloading

Em inglês o sufixo “ing” muita vezes serve para indicar que uma ação está sendo executada, então a palavra Download vira Downloading enquanto o download ainda está sendo executado e o seu computador ainda não terminou de executar a cópia dos dados. Desta forma Downloading é o mesmo que Baixando ou Descarregando em português. Quando terminado normalmente recebemos a mensagem de “Download Concluído”.

O que podemos obter com o Download

Na maioria dos dispositivos modernos não existe limites do que é possível fazer o download, sendo possível transferir para seu equipamento qualquer coisa que o espaço de armazenamento dele aguente. No entanto não é possível reproduzir ou executar qualquer arquivo em qualquer dispositivo, pois o sistema operacional desse equipamento precisar saber interpretar o arquivo para poder executá-lo. Como por exemplo não adianta fazer o download de aplicativo para android em um celular com sistema operacional que não seja o android, a não ser que exista outro programa capaz de interpretá-lo e executá-lo, o que já chamamos de emulação. No entanto a maioria dos sistemas operacionais modernos já estão habilitados ou prontos para executar de maneira correta a maioria da mídias comuns que incluem áudio, imagens, vídeos e documentos de texto.