O que é fonte bomba?

Foto de Marcus Tavares
Por

Conheças as fontes de alimentação que se enquadram nesse termo muito falado na internet

Imagem de O que é fonte bomba?
Anúncio

Fonte bomba é um termo muito utilizado pelas comunidades de hardware para descrever fontes de alimentação de baixa qualidade. Esse tipo de fonte possui descrição enganosa e não entrega ao cliente os parâmetros informados no rótulo, são feitas de maneira barateada com componentes de baixa qualidade e expõe o computador a riscos. Esse é o “barato que saí caro”, visto que esse tipo de fonte costuma até mesmo queimar os periféricos do computador.

As fontes bombas normalmente que muitas vezes são rotuladas como potência “real” ou “gamer”, em testes de laboratório onde são testadas a oscilações da corrente ou a resistência da mesma sob alta carga, explodiram ou pegaram fogo, ou acabaram queimando componentes caros como a placa de vídeo. Por isso foram apelidadas de “Fonte Bomba”.

Um exemplo disso seria uma fonte que diz ser de 600w mas que pega fogo, esquenta demais, ou tem oscilação de corrente, quando são exigidos cerca de 400w. Mesmo quando não estragam o equipamento logo nos primeiros usos, podem diminuir o tempo de vida dos componentes em geral drasticamente.

Como saber se uma fonte é boa?

Para ter certeza de comprar uma fonte boa para computador, compre sempre de marcas confiáveis, e que foram devidamente testadas publicamente por comunidades de hardware. Desconfie de preços muito baixos para fontes que dizem entregar uma alta potência, e sempre compre em lojas confiáveis para não obter falsificações.