O que é Google Bard? Conheça a IA do Google!
Conheça Bard: seu colaborador criativo e útil, para sobrecarregar sua imaginação, aumentar sua produtividade e dar vida às suas ideias.
Na terça-feira, 21 de março de 2023, o Google apresentou oficialmente seu novo chatbot de IA, o Google Bard. Na corrida da IA, o Google entra na arena para competir diretamente com o ChatGPT da Open AI. O Bard está disponível apenas para usuários com mais de 18 anos nos EUA e no Reino Unido.
Bard é um chatbot de IA programado pelo Google para responder a perguntas como um ser humano. Ele acessa informações atualizadas via internet e produz resultados mais aprofundados para os usuários. O mecanismo é derivado do modelo de linguagem AI generativa do Google, LaMDA. Bard é a resposta do Google ao fenômeno OpenAI ChatGPT, que conquistou mais de um milhão de usuários em uma semana.
Embora o Bard responda às perguntas dos usuários, como o ChatGPT, seu objetivo principal é a criação de conteúdo. O chatbot produz blocos de texto em segundos, apresenta diferentes versões de respostas e oferece integração direta com o Google, com um botão “Google it” que pode ser usado para pesquisar na internet a qualquer momento. No entanto, o Google ainda não divulgou todos os recursos do bot.
Uma das regras que orientam a Bard é a proibição de respostas ofensivas ou abusivas, e a plataforma possui filtros para evitar o compartilhamento de informações prejudiciais ou ilegais. Mas o Google adverte que, como qualquer programa de IA, o Bard cometerá erros.
Como acessar o Bard?
A prévia do Google Bard pode ser acessada em bard.google.com e está disponível na aba de chat. Durante os testes, o chatbot está totalmente disponível apenas para os EUA e Reino Unido, mas, segundo o Google, estará disponível em outras regiões em breve.
Como funciona o Bard?
Os usuários podem enviar mensagens para Bard e aguardar a resposta do robô. A tela é simples e funciona de forma semelhante ao ChatGPT, oferecendo três possibilidades de resposta com diferentes tons e informações. Os usuários podem obter a resposta do chatbot por meio das outras duas opções, chamadas de “rascunhos”.
O Google Bard agora foi lançado para usuários corporativos e educacionais nos EUA, acima de 18 anos, para testar seus recursos generativos de IA. É a primeira vez que esses recursos são liberados para pessoas de fora da empresa, e o Google espera integrar a tecnologia a outros serviços, como Meet, Apresentações (Slides), Planilhas e Chat. Os usuários podem fornecer feedback para melhorar a tecnologia, inclusive usando IA para escrever o que desejam, com diferentes estilos, tom de voz ou até emojis.
Diferença entre o Bard e o ChatGPT
A principal diferença entre o Bard e o ChatGPT é que o mecanismo do Google pode buscar informações atuais, enquanto o ChatGPT é limitado a conteúdos até 2021.