Google Stadia é um serviço de Streaming de jogos destinado a desenvolvedores de jogos e criadores de conteúdo, que tira proveito dos poderosos servidores do Google, e tudo o que o seu computador, celular, ou TV ou outro dispositivo compatível precisa é exibir a imagem do jogo já processada. Desta forma você não precisa baixar o jogo para jogar, e não precisa ter um console ou um computador super moderno com as melhores configurações de hardware para aproveitar jogos modernos e exigentes, pois todo o game e o seu processamento ficam nos servidores do Google. Tudo o que você precisa para rodar bem os jogos do Google Stadia é um Computador simples, ou uma TV com Chromecast Ultra, ou um celular começando pelos modelos Pixel 3 e Pixel 3a, e obrigatoriamente uma boa conexão com a internet.

Simplificando tudo que foi dito, o Google Stadia vai permitir que você jogue jogos modernos em praticamente qualquer tela que você tenha, visto que os servidores do Google gerenciam todo o poder de processamento e transmitindo-os para você pela nuvem. Tirando a preocupação de precisar fazer downloads ou instalações, ou de ter que comprar um novo hardware.

Velocidade de Internet Recomenda para o Google Stadia

A internet recomendada para rodar os jogos do Google Stadia varia de no minimo 10 mb até 35 mb recomendados ou quanto mais melhor. Desta forma a resolução do Stadia varia de 720p a 4K para corresponder à velocidade da sua rede, sendo que a resolução 4K só está disponível na assinatura de alto nível. Tenha em vista as resoluções a seguir para a correspondente velocidade de internet:

Velocidade da Internet Resolução do jogo
10 MB ou mais até 20 MB 720p
20 MB ou mais até 35 MB 1080p
35 MB ou mais e assinatura 4K

Veja um gráfico disponibilizado no site oficial do Google Stadia:

Note que no gráfico a resolução 4K não está exatamente depois de 35 megabytes mas um pouco depois de 30, o quer dizer que pode não ser necessário especificamente ter 35 mb para rodar a resolução 4K, mas entre 30 ou um pouco mais.

Além disso existe uma ferramenta oficial do Google Stadia que permite verificar se a velocidade da sua internet está de acordo com os requisitos para rodar o serviço online. para isso veja: Verificar a velocidade da internet para o Google Stadia.

Lançamento do Google Stadia

O Google Stadia foi lançado em novembro de 2019, mas apenas para aqueles que adquiriram antecipadamente a versão Stadia Founder’s Edition (Edição Fundador), que já estava em pré-venda para alguns países, onde era adquirido um Chromecast Ultra para usar na TV e um controlador Night Blue Stadia edição limitada, uma assinatura Stadia Pro de três meses e um passe de amigo que permite que você presenteie três meses de Stadia Pro para qualquer amigo. Já versão Base do Stadia foi disponibilizada apenas em 2020.

Qual a diferença do Stadia Pro e o Stadia Base?

Existem duas formas de jogar através do Google Stadia, sendo uma delas através de uma assinatura mensal, e a outra através de um modo livre onde é possível comprar cada jogo que se deseja jogar. No entanto sem dúvidas a assinatura traz mais vantagens em relação ao modo livre, sendo o primeiro plano de assinatura chamado de Stadia Pro, e o módulo de compras Livres é chamado de Stadia base. vídeos diferenças entre estadia pro estádio base:

Stadia Pro Stadia Base
US $ 9,99 por mês (Cerca de 38 reais mensais) Livre – Compre cada Jogo
Resolução: Até 4K Resolução: Até 1080p
Taxa de quadros: 60 FPS Taxa de quadros: 60 FPS
Som: 5.1 surround sound Som: Estéreo
Compre jogos sempre que quiser: Sim Compre jogos sempre que quiser: Sim
Jogos gratuitos adicionais lançados regularmente: Sim Jogos gratuitos adicionais lançados regularmente: Não
Descontos Pro-exclusivos em compras selecionadas: Sim Descontos Pro-exclusivos em compras selecionadas: Não

É obrigatório ter o controlador (Joystick) oficial do Google Stadia?

Se você já se preocupou achando é necessário comprar um controlador oficial do Google Stadia para entrar nessa nova era de jogos via streaming, saiba que não é obrigatório possuir o controle oficial para poder aproveitar do melhor de todos os jogos da plataforma. Mas como de se esperar o Joystick Google Stadia com toda certeza disponibiliza uma melhor experiência de jogo, por ser sem fio e se conectar diretamente a rede Wi-Fi. No entanto a plataforma será compatível com vários outros controladores ainda não divulgados, que muito provavelmente será como os controladores genéricos que já costumamos utilizar em em emuladores de jogos para computador, e no caso de jogar smartphones para melhor experiência pode ser necessário um controlador Bluetooth.

Quais são os jogos do Google Stadia?

Mesmo antes do lançamento oficial da plataforma a lista de jogos já se mostrou basicamente viciável, capaz de despertar a vontade na maioria dos gamers modernos. A coletânea de títulos já confirmadas para o Google Stadia são de jogos que exigem grande poder de processamento, e que não rodam em qualquer computador ou console, mas graças ao poder de processamento dos Servidores do Google poderemos jogar títulos da lista de jogos já confirmados a seguir:

O Google ainda confirma que esta lista Continuará crescendo assim que novos jogos foram confirmados para a plataforma do Google Stadia, veja uma das notas oficiais traduzida:

Com toda certeza nós vamos adicionar mais jogos ao Stadia conforme eles forem confirmados, o que certamente incluirá alguns dos muitos jogos da E3 2019 que estão sendo anunciados.

Com toda certeza estamos ansiosos sobre mais novidades sobre o Google Stadia. Veja um dos vídeos oficiais sobre o Google Stadia a seguir: