Headset significa fones de ouvido na tradução direta do inglês para o português. O termo é composto por duas palavras onde “Head” significa cabeça e “Set” significa conjunto. Apesar de toda semelhança com um Headphone o Headset pode ser considerado Headset caso tenha um microfone acoplado ao corpo do aparelho. Sabe aqueles fones com microfone muito utilizados em centrais de telemarketing, e o modelo bem parecido que vemos jogadores de videogame utilizar? Esses são os Headsets, como podemos ver nesta página em algumas imagens.

Utilidades do Headset

Um headset faz basicamente o que o headphone faz, e ambos são supra-auriculares, só que o hedset faz mais. Enquanto headphone serve apenas para ouvir áudios, o headset por possuir microfone, nos permite enviar áudios, como uma conversa telefônica, chat de voz pela internet que hoje em dia é muito utilizado em partidas jogos multiplayer ou para uma simples ligação via Skype por exemplo. Também pode ser utilizado para gravar vídeos para o YouTube, onde podemos narrar um tutorial de procedimentos utilizando a voz.

Diferente do headphone que é só para quem quer ouvir alguma coisa, o headset é um fone de ouvido com algo a mais, pois ele vai nos permitir utilizar a voz por possuir um microfone, mas como ele também desempenha as tarefas do headphone, também pode ser utilizado para ouvir músicas do celular, ouvir músicas do YouTube, ouvir o áudio de filmes e muitas outras coisas, incluindo a possibilidade de ser acoplado a um console de videogame.

Como o headset não possui as mesmas limitações do headphone que só nos permite o utilizar para tarefas de ouvir áudio, o headset pode ser utilizado para maiores situações do que o headphone. Além disso na maioria dos headsets é possível desativar o uso do microfone através de um botão acoplado ao corpo do aparelho que normalmente é vinculado a determinada extensão do cabo do headset, e caso ele seja sem fio ao corpo de uma das caixas do auricular.

Os Headsets costumam ser mais barato

Outra diferença notável no caso dos headsets é que eles sempre são mais caros que os headphones por conta de um simples microfone. Por isso é necessário Não confundir na hora de comprar e verificar se o dispositivo que você está adquirindo possui a função microfone acoplado dispositivo, para por conta de uma pequena diferença de preço ou grande dependendo do modelo que você está adquirindo você venha a comprar um dispositivo que não atenda as suas necessidades.

Com fio ou sem fio

Este tipo de fones de ouvido com microfone também pode ser encontrado nas versões com fio e sem fio. E se o Headset já costuma ser mais caro que o Headfone, sem fio são ainda mais caros. O preço também pode demandar muito em algumas funcionalidades eficazes, tais como possuir o padrão USB, possuir amplificador externo, ter ajuste de volume externo, e ser de uma boa marca. Podemos ditar algumas vantagens e desvantagens de ter fio ou não.

Como saber se um Headset é bom

Com toda certeza ao gastarmos nosso dinheiro para comprar um headset novo, nós vamos querer adquirir um produto que atenda a todas as nossas necessidades, possuindo um bom microfone, uma boa qualidade de som, que seja resistente e bonito, e de acordo com o nosso gosto pessoal que ele seja com fio ou sem fio.

Só que uma coisa que nós podemos ter certeza é que a descrição do produto em lojas online não vai dizer se o produto é realmente bom ou de qualidade inferior. Na verdade nenhum vendedor vai te dizer se um produto possui algo de ruim. Por isso neste caso uma boa dica e adquirir um headset de uma marca conhecida por fabricar produtos de qualidade, e de preferência devemos fazer um teste do produto pessoalmente para ver se ele realmente é tudo aquilo que se menciona.

Hoje no mercado existem muitos headsets bonitos, principalmente os headsets gamers, que possuem leds que iluminam o corpo do aparelho e o deixam com uma aparência super futurista. Mas diz o ditado que quem vê cara não vê coração, e a mesma coisa se aplica a um headset, pois comprar um headset apenas pela sua beleza pode ser um investimento furado. Por isso caso você não disponha da possibilidade de fazer um teste em uma loja física quem sabe possa pedir algum conhecido que possua um modelo de headset para fazer um teste, e ver se ele é o headset ideal para você?

Mas se houver a possibilidade de visitar uma loja física e fazer um teste do produto, ou de outros vários headsets você vai ter uma noção da qualidade de áudio de cada um deles. Depois de fazer um teste você vai saber se aquele é o produto ideal para você, além de poder comparar o preço da loja física com os preços da internet e comprar onde  estiver mais barato, não se esquecendo que na internet normalmente ainda é cobrado o frete.

Uma coisa que também funciona com muitas pessoas, é a confiança em determinadas marcas de produtos que já são visadas como produtos de qualidade. Desta forma alguns tem tido bons resultados fazendo a compra de um produto de qualidade às cegas pela internet apenas confiando que determinada empresa vai entregar um headset de qualidade. Mas lembre-se sempre que quem manda na qualidade não é o preço, e muitos anúncios de produtos ruins tem colocado preços altos, visto que alguns acreditam que o melhor produto é sempre o mais caro.

Sabe uma outra forma muito boa de saber se um produto é de uma marca boa ou vai atender as suas necessidades de acordo com as suas funcionalidades? Basta fazer a sua pergunta no Fórum de informática da Seletronic. Lá você vai encontrar ajuda personalizada e dicas úteis de usuários da comunidade que vão te ajudar a escolher um bom headset.