O que é Login?

Foto de Marcus Tavares
Por

Todos os usuários de internet sabem o que é uma ‘’senha’’, mas você sabe mesmo o que é Login? Aprenda!

Imagem de O que é Login?
Anúncio

Login são informações usadas para acessar uma conta, ou um sistema. O termo vem do inglês “logging in” que significa “conectar-se“. Um grande exemplo de login se trata do conjunto de dados e informações necessárias para acessar um site ou rede social, que na maioria dos casos são o email e a senha.

O mecanismo de login é uma forma de identificar a pessoa e garantir segurança para os dados dela. Além da segurança, ele também confere uma identidade e configurações específicas para o perfil, o que pode trazer uma experiência mais agradável para o usuário.

Apesar de o mecanismo de login mais famoso ser o padrão que exige um email e uma senha para acessar um serviço, hoje em dia existem dispositivos que  suportam de impressão digital (biometria) ou até mesmo reconhecimento facial, que é bastante usado em aplicativos de contas bancárias, ou para acessar dados do celular.

Qual a importância do login?

Se não fosse pelo sistema de segurança do Login, seria muito mais fácil acessar as contas e informações de outras pessoas, e isso criaria um ambiente extremamente perigoso. Imagine se os bancos não exigissem senhas e nem biometria? Certamente ocorreria roubos em uma proporção muito maior e ninguém iria ter segurança em suas reservas financeiras.

Sem o login, as pessoas poderiam acessar qualquer conta nas redes sociais, e saber o que você fala particularmente com outras pessoas.

E é por isso que a cada dia que passa, novos complementos são criados para o login, para poder fortalecer o sistema de defesa contra hackers (pessoas que tentam invadir a conta dos outros).

Autenticação de 2 fatores: 2FA

Uma grande revolução nesse sentido foi o sistema de autenticação de 2 fatores (autenticação de 2 etapas – 2FA), ela faz com que a pessoa necessite de uma segunda confirmação após digitar o e-mail e a senha. Essa segunda confirmação pode ser realizada por sms através do número do telefone, por email ou então pelo whatsapp.

O sistema de verificação de 2 etapas já é bastante usado, o instagram e o facebook já possuem suporte para esse sistema. Eles também podem ser utilizados em aplicativos bancários e diversos outros sites.

2FA: Google

O sistema de 2 fatores de autenticação de logins do google é bastante eficiente. Ele salva o login em um dispositivo específico, e todas as vezes em que tentarem acessar esta conta através de um dispositivo diferente ele irá exigir a autenticação de 2 fatores. O que significa que o seu celular poderá continuar acessando a conta salva com facilidade e sem necessidade desta autenticação de alto nível. Mas caso você troque de celular ou computador, vai ter que realizar todo esse procedimento quando for acessar a conta pela primeira vez.

Todas as vezes que o Login for realizado por um dispositivo diferente, o seu celular antigo receberá uma notificação de que há um outro dispositivo tentando acessar a conta, e você poderá permitir ou negar esse acesso, caso não tenha sido realizado por você. Assim você garante mais segurança e controle para suas contas.

2FA: Apple

A Apple também conta com um sistema especial de segurança. Tanto o iPhone, iPad quanto o Mac, possuem um sistema de exibição de mapas, onde você pode ver a localização em que tentaram acessar uma determinada conta sua. Com isso você poderá rastrear após digitar seu código de 6 dígitos. É uma excelente maneira de garantir segurança ao usuário.

Autenticação de 2 Fatores do Facebook

O Facebook conta com um sistema de segurança de login bastante rebuscado. Caso você queira ativar o 2FA do Face, você receberá um token gerado aleatoriamente através do seu dispositivo de acesso principal (pode ser um celular ou um computador que você escolher).

E sempre que tentar acessar por um dispositivo diferente, precisará fornecer o código token gerado automaticamente para realizar o login. Ou seja, você precisará acessar a conta no seu celular ou computador principal, adquirir o código e digitar ele no seu novo dispositivo que pretende acessar o face.

É um método simples e eficiente de proteger a conta dos usuários do facebook, e é muito difícil de se hackear um sistema de segurança deste tipo.

Preciso ativar a autenticação 2FA?

Essa escolha pertence a você. Apesar de não ser algo obrigatório, é importante ativar ela em todas as suas contas com dados de cartões de crédito ou de acesso a contas bancárias. Para sites e contas com informações sigilosas de empresas ou projetos de trabalho, também será importante realizar a ativação do 2FA para garantir mais sigilo e proteção aos dados.

Mas para sites de uso recreativo que não possuem nenhum dado sigiloso, não haverá necessidade de ativar o 2FA e nenhuma medida adicional de segurança. Ficando ao seu critério, se vai querer ativar para aumentar a segurança ou se vai manter apenas o login comum por ser mais rápido e prático de se acessar a conta.