O que é o menu de contexto do Windows?

Entenda sobre um dos recursos do Windows que mais facilitam a vida de utilizadores do sistema operacional

Imagem de O que é o menu de contexto do Windows?

O menu de contexto do Windows é  um menu de opções obtido ao clicar com o botão direito do mouse, nos retornando todas opções disponíveis para o local ou arquivo que foi clicado. O menu de contexto não é exclusividade do sistema Windows, mas também está presente em versões do Linux  e do Mac OS. No entanto esse recurso é muito mais reconhecido no Windows, e um dos fatores que levam a isso é a grande quantidade de opções de personalização para esse menu, alem das tarefas básicas já nativas no menu de contexto do Windows. O menu de contexto também muda dentro de cada software utilizado, oferendo sempre opções compatíveis com este software.

Alguns de exemplos de Menu de Contexto no Windows

Para entender melhor sobre o menu de contexto do Windows basta clicar em um arquivo, pasta, ou espaço vazio dentro de uma pasta ou na área de trabalho. Você vai ver algo como na imagem a seguir:

Na imagem acima temos o menu do contexto para um clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio da área de trabalho do Windows. Através deste simples menu é possivel criar uma Nova Pasta, Criar um Arquivo de texto, Organizar os ícones, ajustar o papel de parede, ajustar a resolução da tela do computador e muito mais.

Quando clicamos com o botão direito do mouse em cima de um aquivo ou pasta entre as principais funções estão, Abrir, Recortar, Copiar, Criar Atalho, Excluir, Renomear e Propriedades. Isso pode ser visto na imagem a seguir:

Para que serve o Menu do contexto?

O menu do contexto serve para agrupar diversos atalhos uteis do sistema operacional, e de outros programas instalados no computador, que são capazes de adicionar novas funções ao menu do contexto. Desta forma o menu do contexto do Windows, nada mais é que a reunião de todas as funções mais importantes para facilitar o trabalho do usuário, sem precisar digitar códigos complexos para uma simples tarefa, ou de caminhar até determinado programa para executar suas funções. Se não existisse o menu de contexto, todo usuário teria de saber executar linhas de comando para criação de arquivos e pastas, para copiar e colar, ou até mesmo para renomear um arquivo no Windows, apesar do que existem atalhos de teclado que cumprem algumas das funções do menu de contexto. Porém caso o menu de contexto não fosse uma opção, isso dificultaria a vida de novos usuários do sistema, pois teriam de decorar muitos atalhos de teclado, como os famosos atalhos de copiar, recortar e colar, que apesar de serem fáceis de decorar, nem sempre são viáveis para novos usuários.

Exemplo de programas que adicionam funções ao menu do contexto

Quando acabamos de instalar o sistema operacional, apenas funções de fabrica pre programadas estão presentes no menu do contexto do Windows. No entanto a medida que vamos instalando alguns utilitários e programas, tais como o Winrar que é um compactador e descompactador de arquivos, ou sua alternativa gratuita que é o 7-Zip, logo já vamos ter novas opções no menu de contexto. Veja um exemplo a seguir:

Menu do contexto com novos programas

Note que diferente do padrão, a imagem acima contem recursos do compactador de arquivos 7-zip, do Format Factory que é conversor multimídia de áudio, vídeo e imagem, do editor de códigos Notepad++, e alguns outros.

Um menu de contexto diferente para cada tipo de arquivo

Como vimos acima o menu de contexto contem funções diferentes para arquivos e pastas, mas agora que já entendemos bastante sobre o que ele é, como funciona e muito mais, também é bom saber que existem funções diferentes no menu, ao clicar com botão direito do mouse em cada tipo de arquivo. Por exemplo:

  • Arquivo de imagem: Ao clicar com o botão direito sobre um arquivo de imagem, serão exibidas opções de visualização de imagem, e em casos de programas de edição instalados no computador serão exibidas as opções de edição.
  • Arquivo de vídeo ou áudio: Ao clicar com o botão direito do mouse sobre um vídeo ou musica, serão exibidas opções tais como abrir com o Windows Media Player, ou outro programa de mídias instalados.
  • Documentos de texto: Ao clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo de texto ou documento, serão exibidas opções de edição, bem como a opção de abrir esse documento com o seu programa de edição de texto preferencial.
  • Outros arquivos: São muitos os formatos de arquivos presentes no mundo da informatica, porem na maioria dos casos, para cada tipo de arquivo vão ser mostrados opções diferentes caso exista um programa compatível instalado.

Esperamos que tenha ficado bem claro tudo sobre o Menu de contexto do Windows, lembrando que esse menu também existe em outras plataformas. E você já sabia o que é o Menu de contexto do Windows?