O que é NFC?

Foto de Marcus Tavares
Por

A tecnologia NFC está presente em nossas vidas a tornando mais rápida, entenda tudo sobre ela!

Imagem de O que é NFC?
Anúncio

NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio através da aproximação muito usada em celulares, e terminais de pagamento como as maquininhas de cartão de crédito. NFC significa “Near Field Communication“, ou em português “Comunicação por campo de proximidade“, e é uma tecnologia que faz a comunicação entre dois terminais por meio de aproximação. O NFC está presente em grande parte dos smartphones e apesar de algumas pessoas confundirem, ele não é igual ao Wi-fi e nem mesmo ao Bluetooth. Ele necessita estar bem próximo do outro dispositivo para funcionar corretamente, na maioria das vezes a distância ideal é se aproximar a uma distância inferior a 5 cm, ou até mesmo quase tocar.

O NFC se trata de uma função focada em emitir e receber informações e dados, grande parte dos smartphones de sistema Android e iOS lançados após 2020 contam com a tecnologia. Além dos celulares, os caixas eletrônicos, terminais de transporte público e máquinas de cartão também contam com o NFC, o que facilita muito a praticidade.

Sabe quando você usa o cartão de crédito/debito por aproximação, ou o cartão para pagar o ônibus? Na verdade voce está usando a tecnologia NFC.

Essa tecnologia se resume em uma versão mais aprimorada do RFID, é uma tecnologia que utiliza radiofrequência constante, e é seguro para o usuário por conta de operar apenas em curtas distâncias, evitando interrupções de conexão e não necessita de energia elétrica para funcionar. O simples fato de aproximar dois objetos com NFC já é o suficiente para energizar e estabelecer a comunicação entre ambos.

Tipos de NFC

Os dispositivos NFC se divergem entre ativos e passivos. Os ativos possuem energia própria, podendo enviar e receber dados, os exemplos mais comuns desta modalidade são os celulares e terminais de transporte público. Já os passivos não possuem energia própria, necessitando se conectar com o polo ativo para realizar sua função de transmitir dados, como ocorre com os cartões de débito, cartões de transporte e cartões de crédito.

É interessante que o NFC passivo não possui a capacidade de receber dados, ou seja, ele apenas transmite.

Onde o NFC é usado atualmente?

Para melhorar os seus conhecimentos sobre NFC, listamos alguns dos principais usos da tecnologia atualmente. Veja:

Para Pagamentos com o celular

A função mais conhecida e utilizada desta tecnologia é dentro da área de pagamentos. É extremamente prático utilizar o NFC dos Smartphones para realizar pagamentos com mais agilidade.

E é importante ressaltar que o famoso  “Pagamento por aproximação” é realizado pelo Near Field Communication, ou seja, apenas celulares com esta tecnologia podem realizar este tipo de pagamento. Para usar a tecnologia NFC esses aparelhos precisam usar um aplicativo que permita o uso do NFC para gerenciar a transação bancaria, alguns dos apps mais conhecidos são Samsung Pay, Apple Pay, Android Pay.

Há diversas situações em que essa tecnologia pode substituir até mesmo os cartões de crédito, por conta da função e facilidade de uso.

Existem alguns celulares que não possuem NFC, mas são capazes de realizar funções semelhantes, e é o que ocorre com alguns modelos da Samsung que utilizam MST.

Pareamento de funções

O NFC traz a possibilidade de aprimorar as funções de Wi-Fi Direct ou até mesmo de BlueTooth, fornecendo um trabalho conjunto que acelera a transferência de dados. O mesmo pode ser feito entre aparelhos diferentes, conectando seu celular com câmeras, smartwatches ou até mesmo com fones de ouvido. Ele garante mais praticidade e eficiência na conexão.

Compartilhamento entre celulares

O Near Field Communication serve como vetor entre dois celulares diferentes, facilitando a troca de dados que necessitam mais cautela e segurança como transferência de senhas, links e mensagens curtas. Também é possível combinar o NFC com o Bluetooth para facilitar essa transferência de arquivos mais pesados como vídeos e fotos de alta definição.

Outras funções e usos do NFC

Apesar dessas serem as funções mais comuns para o Near Field Communication, existem diversas outras funções para essa tecnologia. E uma delas é a Tag NFC, que permite configurar comandos para o seu celular. Fazendo que funcione como um botão físico. Assim você poderá colocar o celular sob uma tag configurada e acionará automaticamente o aplicativo que deseja utilizar em seu celular.

Um exemplo bastante comum é utilizar Tags para acionar o Google Maps no carro, e o simples fato de repousar o celular acima desta Tag fará com que o aplicativo ligue automaticamente.

Celulares com pagamento por aproximação

Quer saber quais celulares possuem pagamento por aproximação? É simples, basta conferir as especificações técnicas e consultar se consta a tecnologia NFC no aparelho que deseja obter.

Caso conste a presença do Near Field Communication, você poderá ficar tranquilo, que este celular estará apto a realizar pagamentos por aproximação e todas as outras funções oferecidas pela tecnologia NFC!