O que é Pasta térmica? Para que serve e Como trocar?

Foto de Marcus Vinicius
Por

Entenda o que é pasta térmica, sua importância na informática, e como fazer aplicação ou troca da pasta térmica

Imagem de O que é Pasta térmica? Para que serve e Como trocar?

A pasta térmica é uma pasta que atua como transferidor de calor entre um componente de um sistema eletrônico e um dissipador de calor, muito comumente usada na informática para transferir o calor gerado pelo processador para o dissipador que é resfriado por uma ventoinha ao qual chamamos de cooler, ou por outro tipo de resfriador como os water coolers.

A pasta térmica é especialmente importante no computador, pois sem ela o processador não aguentaria fazer a troca de calor com o dissipador em tempo suficiente para manter o sistema na temperatura ideal, o que resultaria na queima do processador. No entanto as placas mães modernas possuem proteção contra calor excessivo que pode desarmar o computador cortando a energia para proteger o sistema do aquecimento excessivo, mas como este sistema pode falhar, nada melhor do que manter o computador na temperatura correta, e para isso precisamos usar os componentes necessários para o resfriamento.

Outro hardware onde também é importante fazer a troca da pasta térmica, são as placas de video, onde o chip gráfico também produz muito calor e depende de um sistema de resfriamento idêntico ao do processador.

As pastas térmicas estão disponíveis no mercado em diversas marcas e preços diferentes, variado de R$ 5,00 reais a até preços maiores que R$ 300,00 reais, devido a qualidade ou marca do produto. Normalmente tem a cor branca ou prata, mas com a popularidade das de cor prata (Silver), empresas tem investido em outras cores, como as pasta térmicas cor de ouro (Gold).

Como saber se uma pasta térmica é boa

A eficiência da pasta térmica é calculada no sistema internacional de unidades (SI), pela a unidade de medida de condutividade térmica que é o watt por metro-kelvin que podem ter as seguintes simbologias:

  • W/(m·K),
  • W·m-1·K-1
  • W/m/K

Quanto maior o número dado de watts por metro-kelvin, melhor a eficiência da pasta térmica em conduzir calor. Assim uma pasta térmica de 14.3w/mk é melhor que uma de 12w/mk.

Quando devo trocar a pasta térmica do processador?

Você deve trocar a pasta térmica de maneira preventiva sempre que notar que seu processador está apresentando uma temperatura elevada sem explicação. O recomendado é que se faça a troca da pasta térmica pelo menos 1 vez por ano, mas há quem pro precaução prefira efetuar a troca pelo menos 1 vez a cada 6 meses. Mesmo que use pastas térmicas de qualidade, que segundo os fabricantes podem durar por até 5 anos, o ideal seria fazer a troca da pasta no minimo 1 vez por ano. Não existe uma regra especifica, mas apenas um tempo comumente avaliado e disseminado em muitas comunidades de hardware.

Como aplicar ou trocar a pasta térmica?

Trocar ou aplicar a pasta térmica é tão simples, que qualquer pessoa, mesma que não seja um técnico é capaz de trocar. Mas para não restar dúvidas sobre a troca da pasta térmica, veja o passo que fizemos de como trocar a pasta. Faça o seguinte:

  • Remova o cooler e limpe bem todo vestígio da pasta antiga.Limpe bem todo vestígio da pasta antiga processador.
  • Aplique uma quantia da proporção do tamanho de um grão de feijão.Colocando a pasta nova.
  • Não é necessário espalhar, mas caso queira fazer isso use uma espatula pequena.Se for espalhar use uma espatula
  • Coloque o cooler no lugar.Cooler no lugar com pasta aplicada.

Porque não é necessário espalhar?

Normalmente não é necessário espalhar a pasta térmica, porque no momento em que o dissipador do cooler é colocado no lugar, a pressão entre ele o processador é responsável por espalhar a pasta térmica uniformemente, e de maneira suficiente caso a pasta seja colocada exatamente ao centro do processador. No entanto como a maioria das fabricantes de pasta térmica recomenda que essa seja espalhada com uma pequena espátula, deixamos uma imagem correspondente a este procedimento como referência.