A pasta térmica é uma pasta que atua como transferidor de calor entre um componente de um sistema eletrônico e um dissipador de calor, muito comumente usada na informática para transferir o calor gerado pelo processador para o dissipador que é resfriado por uma ventoinha ao qual chamamos de cooler, ou por outro tipo de resfriador como os water coolers.
A pasta térmica é especialmente importante no computador, pois sem ela o processador não aguentaria fazer a troca de calor com o dissipador em tempo suficiente para manter o sistema na temperatura ideal, o que resultaria na queima do processador. No entanto as placas mães modernas possuem proteção contra calor excessivo que pode desarmar o computador cortando a energia para proteger o sistema do aquecimento excessivo, mas como este sistema pode falhar, nada melhor do que manter o computador na temperatura correta, e para isso precisamos usar os componentes necessários para o resfriamento.
Outro hardware onde também é importante fazer a troca da pasta térmica, são as placas de video, onde o chip gráfico também produz muito calor e depende de um sistema de resfriamento idêntico ao do processador.
As pastas térmicas estão disponíveis no mercado em diversas marcas e preços diferentes, variado de R$ 5,00 reais a até preços maiores que R$ 300,00 reais, devido a qualidade ou marca do produto. Normalmente tem a cor branca ou prata, mas com a popularidade das de cor prata (Silver), empresas tem investido em outras cores, como as pasta térmicas cor de ouro (Gold).
Como saber se uma pasta térmica é boa
A eficiência da pasta térmica é calculada no sistema internacional de unidades (SI), pela a unidade de medida de condutividade térmica que é o watt por metro-kelvin que podem ter as seguintes simbologias:
- W/(m·K),
- W·m-1·K-1
- W/m/K
Quanto maior o número dado de watts por metro-kelvin, melhor a eficiência da pasta térmica em conduzir calor. Assim uma pasta térmica de 14.3w/mk é melhor que uma de 12w/mk.
Quando devo trocar a pasta térmica do processador?
Você deve trocar a pasta térmica de maneira preventiva sempre que notar que seu processador está apresentando uma temperatura elevada sem explicação. O recomendado é que se faça a troca da pasta térmica pelo menos 1 vez por ano, mas há quem por precaução prefira efetuar a troca pelo menos 1 vez a cada 6 meses. Mesmo que use pastas térmicas de qualidade, que segundo os fabricantes podem durar por até 5 anos, o ideal seria fazer a troca da pasta no minimo 1 vez por ano. Não existe uma regra especifica, mas apenas um tempo comumente avaliado e disseminado em muitas comunidades de hardware.
Como aplicar ou trocar a pasta térmica?
Trocar ou aplicar a pasta térmica é tão simples, que qualquer pessoa, mesma que não seja um técnico é capaz de trocar. Mas para não restar dúvidas sobre a troca da pasta térmica, veja o passo que fizemos de como trocar a pasta. Faça o seguinte:
- Remova o cooler e limpe bem todo vestígio da pasta antiga.
- Aplique uma quantia da proporção do tamanho de um grão de feijão.
- Não é necessário espalhar, mas caso queira fazer isso use uma espatula pequena.
- Coloque o cooler no lugar.
Porque não é necessário espalhar?
Normalmente não é necessário espalhar a pasta térmica, porque no momento em que o dissipador do cooler é colocado no lugar, a pressão entre ele o processador é responsável por espalhar a pasta térmica uniformemente, e de maneira suficiente caso a pasta seja colocada exatamente ao centro do processador. No entanto como a maioria das fabricantes de pasta térmica recomenda que essa seja espalhada com uma pequena espátula, deixamos uma imagem correspondente a este procedimento como referência.