O que é Picture in Picture (PiP)

O recurso Picture in Picture está disponível em Tvs, celulares, computadores e outros. Entenda o que é essa tecnologia

Imagem de O que é Picture in Picture (PiP)

Picture in Picture (PiP ou PIP) é um recurso de sobreposição de vídeo presente em tvs, computadores e qualquer outro dispositivo de exibição de imagem. No modo Picture in Picture uma janela de exibição normalmente na lateral inferior da tela exibe o decorrer de um vídeo enquanto o resto da tela exibe outro conteúdo, podendo ser outro vídeo ou não.

O modo Picture in Picture em seu início abrangia normalmente televisores, onde é possível ver um programa ocupando a maior parte da tela, enquanto uma pequena área de exibição da tela exibe outro programa ou canal de televisão. Neste caso normalmente o áudio executado é sempre o áudio do vídeo principal, que é o que ocupa a maior parte da tela, mas em dispositivos modernos isso pode variar das funções disponibilizadas pelo fabricante, onde em alguns casos pode haver a possibilidade de escolher ouvir o áudio de um dos vídeos ou até mesmo dos dois ao mesmo tempo.

Picture in Picture no computador

Como os computadores são máquinas fáceis de serem programadas ao nosso gosto, existem diversas formas de usar o modo Picture in Picture. Existem tanto programas específicos e tanto extensões de programas que possibilitam o modo Picture in Picture, como no caso da extensão oficial do Google Chrome para o modo Picture in Picture, onde é possível colocar um video da internet em sobreposição a qualquer programa que esteja sendo executado.

Picture-in-Picture no PC

Picture in Picture no celular

Assim como os computadores os celulares não ficam para trás em termos de adaptações, recursos e aplicações, sendo tecnicamente computadores de bolso. Por isso o recurso Picture in Picture já está presente em alguns celulares, seja através da instalação de um novo aplicativo, ou dá uma função vinda de fábrica.

Picture-in-Picture no Celular

Significado de Picture in Picture

O termo “Picture in Picture” é composto de duas palavras em inglês, sendo uma uma delas obviamente repetida duas vezes. Onde traduzido para o português “Picture” significa “imagem”, e “in” significa “na” ou “em”. O termo em português seria algo como “Imagem na Imagem”.

Agora quando ver uma pequena imagem sobreposta a outra na tela de uma televisão, computador ou celular, já sabe que se trata do recurso Picture in Picture.