O que é Stand by

Entenda o significado dessa palavra amplamente utilizada em equipamentos eletrônicos

Imagem de O que é Stand by
0

Stand by ou modo de espera é um modo onde aparelhos eletrônicos ficam em um estado de baixo consumo de energia esperando para serem usados. Uma TV com a tela apagada, e não desligada da tomada comumente está em modo Stand by, pronta para ser usada, a não ser que exista uma chave que corte totalmente a passagem de energia pelo equipamento, como era comum nas TVs antigas.

O mesmo acontece com diversos outros aparelhos enquanto estão ligados a tomada ou a bateria, como por exemplo o microondas quando não está sendo usado mas esta ligado a tomada, o DVD, um console de video game, um celular quando está com a tela apagada mas se encontra ligado.

Para que serve o Stand By

A função de stand by serve acelerar o ato de ligar um aparelho como TVs e DVDs ou outros pelo controle remoto, ou acessar o sistema mais rápido como no caso de celulares e computadores. Caso o contrario teríamos que esperar esses carregarem o sistema toda vez que quissemos usar.

O indicador de que um aparelho está em modo Stand By, normalmente é um pequeno LED aceso, ou algum informação no display do aparelho caso esse possua, como no caso do microondas que mostra as horas.

Microondas em Stand By

Microondas em modo Stand By mostrando as horas

Gasto de energia no modo Stand By

Uma grande preocupação das pessoas é de que um aparelho em modo Stand By gaste muita energia de forma a ser sentido o preço desse gasto na conta de luz. Estudos recentes mostram que cerca de 12% do consumo de energia elétrica de um casa comum pode estar relacionado a aparelhos em modo de espera. Mas como nem todos aparelhos em stand by tem o mesmo consumo, o adequado seria calcular um por um para poder estipular o seu gasto.