O que é um arquivo .CRDOWNLOAD? E para que serve?

Veja tudo sobre o que é um arquivo .CRDOWNLOAD e se você deve ou não excluir isso

Imagem de O que é um arquivo .CRDOWNLOAD? E para que serve?

Se você usa o navegador de internet Google Chrome com quase toda certeza já deve ter visto um arquivo cujo a extensão termina com .crdownload, e ficou se perguntando do que se trata esse arquivo desconhecido em seu computador. Mas para aliviar a sua mente, podemos dizer que um arquivo .crdownload não se trata de nenhuma ameaça ou vírus caso esteja baixando um arquivo seguro. O que acontece é que quando fazemos qualquer download de arquivo pelo Google Chrome, ele automaticamente cria um arquivo temporário com a extensão .crdownload. Vamos dedicar essa notícia em explicar mais detalhes sobre esse arquivo, como ele funciona, se você pode excluí-lo, e o que acontece se você excluir ele do seu computador.

Com que finalidade e quando o Google Chrome cria um arquivo .crdownload?

Sempre que você iniciar um download o Google Chrome vai criar esse arquivo temporário em sua máquina. Este arquivo permanece com essa extensão até que o Download seja terminado, e quando terminar de baixar o arquivo o Google Chrome vai renomear este arquivo com o seu nome original. Se você chegou a ver um arquivo .crdownload em sua pasta de Downloads, é porque existe algum Download em andamento, ou algum arquivo que você tentou baixar teve um problema na transferência e o Google Chrome acabou não excluindo o arquivo temporário, que é o que deve acontecer caso um download falhe.

Para dar um simples exemplo, vamos dizer que você está baixando um vídeo de nome “rock-and-roll.mp4”. O Google Chrome vai criar um arquivo temporário na pasta onde o vídeo está sendo salvo que pode ter o nome “rock-and-roll.crdownload”. Em alguns casos o nome do arquivo pode ser algo como “Não confirmado 460975.crdownload”, o que é normal em versões recentes do navegador. Mas assim que o Download for concluído o arquivo vai automaticamente ser renomeado como “rock-and-roll.mp4”.

Todo arquivo .crdownload é sinal de download?

Toda vez que existir um arquivo .crdownload no seu computador isso pode significar que existe algum download em andamento no Google Chrome. Para saber se existe algum arquivo sendo baixado basta ir em Opções no Google Chrome e clicar em Downloads para ver uma lista dos downloads em andamento e terminados. Caso exista algum download em andamento você vai saber o porque existe um arquivo .crdownload no seu PC.

Arquivo .CRDOWNLOAD referente ao Download do lubuntu

O Google Chrome usa o arquivo .crdownload para que?

Saber que o Google Chrome criar esse arquivo é uma coisa. Mas saber para o que ele usa esse arquivo é outra coisa. Simplesmente podemos dizer que este arquivo é um pedaço do download que guarda as informações já baixadas. Como esse arquivo tem um nome que o identifica o Google Chrome pode utilizá-lo para saber qual o endereço do Download, quanto já foi baixado, e caso a transferência seja pausada ou interrompida de alguma forma, ele pode ser capaz na maioria das vezes de continuar o Download de onde parou. Mas talvez você esteja se perguntando o que vai acontecer se você excluir esse arquivo antes do download terminar. Veja isso no próximo subtítulo.

Posso excluir o arquivo .crdownload?

Você pode excluir esse arquivo quando desejar. Porém como ele é um pedaço do seu Download que já foi concluído, caso venha deletar esse arquivo o Google Chrome vai parar o Download, e você vai ter que começar a baixar tudo novamente. Caso esteja baixando um arquivo pesado, com toda certeza vai demorar bastante para baixar novamente o tanto que já foi baixado. Portanto antes de excluir o arquivo .crdownload, tenha certeza que não existe nenhum download importante em andamento no seu navegador Google Chrome.

Lembre-se que caso o download esteja atrapalhando sua conexão com a internet de alguma forma, você tem a opção de pausar o Download acessando a lista de downloads como mostramos acima.

Se eu cancelar o Download pelo gerenciador de Download o arquivo .crdownload é excluído?

Caso você cancele o Download de qualquer arquivo no gerenciador de Downloads do Google Chrome, o arquivo .crdownload referente a ele será instantaneamente excluído, e deixará de ocupar espaço no armazenamento do seu computador, a não ser que ocorra algum erro