O que é Web design?

Web Design vai muito alem da criação de sites, mas exige do profissional dessa área amplo conhecimento e experiência

Imagem de O que é Web design?

Web Design é a área responsável por elaborar a interface de diversas plataformas digitais, como é o caso de aplicativos como sites e outros sistemas onlines. Sendo esta área considerada uma extensão do design gráfico, o Web Design cria web sites e documentos, e outros aplicativos web disponíveis na internet.

A missão principal desse setor é equilibrar em perfeita harmonia a funcionalidade do aplicativo online, com o layout desses recursos. Ou seja, cada aspecto deve operar adequadamente de acordo com os comandos necessários, e ainda assim, a aparência precisa ser confortável para o usuário, e transmitir de forma correta o assunto do site.

De maneira geral, o Web Design é complexo e recheado de princípios. Entretanto, é um dos principais braços das estratégias digitais. Para te ajudar a entender um pouco mais a respeito dessa área, produzimos um conteúdo completo. Confira abaixo.

Quais são os princípios do web design?

Na prática, o Web Design possui alguns fundamentos que permeiam todos os projetos produzidos e garantem excelência do aplicativo web.

Para isso, os sites e aplicativos são construídos por meio de linguagens de programação Web, como por exemplo o PHP, Javascript, CSS e HTML que é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web. O profissional responsável pela construção de sites é chamado de web designer, no entanto quando este atua na programação do funcionamento do site também é considerado um programador.

Algumas das atenções do Web designer

Hoje em dia além de saber programar, e estilizar um site, existem caminhos que todo Web designer precisa estar atento. Atualmente uma das bases de qualquer site ou aplicativo é a responsividade. Esse termo está diretamente relacionado à adequação da página a qualquer tamanho de tela em qualquer dispositivo, principalmente dispositivos móveis como celulares e tablets que possuem grande diferença de proporção de tela em cada modelo. Isso quer dizer que a página possui cálculos que identificam o tamanho da tela do usuário, para proporcionar a melhor adaptação dos elementos para cada tamanho de tela. A principal razão para isso é que a maior parte dos usuários hoje em dia, acessam os sites por meio do celular.

Além disso, outros pilares que definem a produção de projetos na web são a escalabilidade e a velocidade de carregamento.

Escalabilidade do site

Um bom site não deve apenas ser bonito, mas deve atender aos usuários de maneira objetiva, oferecendo facilidade de uso tanto para usuários com pouca experiencia como para usuários avançados. Por isso  o termo escalabilidade diz respeito à facilidade com que uma determinada página é lida e entendida, não apenas pelo visitante do site, mas também pelos “robôs” dos buscadores.

No caso dos “robôs dos buscadores” ao qual damos o nome de bots, é necessário seguir regras de estruturação da pagina para que esses robôs entendam o conteúdo da pagina, para que essa pagina possa ser adequadamente disponibilizada nas buscas de sites como o Google e o Bing.

Velocidade de carregamento de páginas

Por sua vez, a velocidade de carregamento consiste, como o próprio nome sugere, no tempo levado para que uma página abra totalmente, e esteja apta para ser usada pelo usuário, seja pelo computador, celular ou qualquer outra plataforma. Para isso são utilizados uma série de técnicas para melhor o desempenho e tempo de carregamento de cada página.

Ambos elementos são, inclusive, cruciais para posicionamento de algum projeto nos buscadores como o Google e minimização das taxas de rejeição.

Por fim, é válido citar o UX (User Experience ou Experiência do Usuário, em português) e o UI (User Interface ou Interface do Usuário, na tradução) como o centro de todas as estratégias do Web Design.

De modo geral, as duas siglas são consideradas em quaisquer tipos de programação para web e são fundamentais para resultados positivos desses projetos, pois reconhecem toda a percepção do utilizador não apenas no layout, mas também no conteúdo.

Qual é a importância da área para o mercado?

O mundo está cada vez mais tecnológico e principalmente digital. Com isso, o mercado tem acompanhado de perto essas inovações e as mudanças no comportamento do usuário e o Web Design possui um papel fundamental em todos esses processos.

Sendo assim, um dos principais benefícios da área é o aprimoramento das estratégias de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para motores de busca), garantindo mais chances de posicionamento nos motores de busca quem é umas das melhores formas de trazer resultados para o projeto.

Além disso, com um Web Design correto é possível estabelecer táticas de marketing mais estratégicas, atingindo as necessidades do público-alvo de uma marca.

Todo esse cenário gera retornos bastante positivos, como aumento das receitas e vantagens competitivas no mercado, mantendo uma corporação sempre à frente da concorrência.

Finalmente, implementar ações práticas relacionadas a web suscita a constante revolução tecnológica de uma empresa, que consegue se reinventar a todo momento para se adequar às novidades e oferecer o melhor do setor ao seu cliente.