O que é arquivo WebP?

Conheça detalhes sobre o padrão WebP, um formato de aquivo compactado feito para melhorar a internet

Imagem de O que é arquivo WebP?

WebP é um formato de arquivo de imagem de alta compressão desenvolvida pela Google Inc, sendo o principal objetivo diminuir o tamanho do de um arquivo de imagem para uma transferência mais rápida pela internet. Um arquivo de imagem WebP ocupa menos espaço do que uma imagem no formato JPEG, ou PNG, e é capaz de ter uma redução de até 45% em relação ao tamanho de arquivo, mantendo uma alta qualidade de imagem.

Uma grande vantagem das imagens no formato WebP é que em um único formato de arquivo temos as utilidades de um arquivo JPEG melhorado devido a alta compressão, a possibilidade de transparência da imagem assim como ocorre com as imagens do formato PNG, e também é compatível com animação em frames assim como os Arquivos GIF, que são aquelas imagens animadas.

Segundo dados do site oficial do WebP, as imagens sem perda de qualidade WebP são 26% menores em comparação com imagens no formato PNG. Já as imagens com perda de qualidade no formato WebP são 25-34% menores que as imagens JPEG, de acordo com ​​o índice de qualidade SSIM.

Outra coisa interessante é que uma imagem WebP sem perdas oferece suporte à transparência como já falamos acima, ao qual no mundo da informatica chamamos de canal alfa. Isso ocorre a um custo de apenas 22% de bytes adicionais se comparado com a compactação com perdas. Para ocasiões onde a compactação RGB com perdas é aceitável, uma imagem WebP com perdas também oferece suporte à transparência , geralmente fornecendo tamanhos de arquivo 3x menores em comparação a um arquivo PNG.

 

webp logo png

Como funciona a tecnologia de imagens WebP

A compactação de imagem com perda de qualidade WebP usa codificação preditiva para codificar uma imagem através do mesmo método usado pelo codec de vídeo VP8 para compactar quadros-chave em vídeos. A codificação preditiva usa os valores nos blocos de pixels vizinhos para fazer a previsão de um bloco de pixel, e depois disso codifica apenas a diferença entre eles.

Suporte a imagens WebP

As imagens em formato WebP são suportadas por navegadores famosos e modernos como o Google Chrome, Firefox, Edge, Opera e muitos outros. Muitos programas de edição e manipulação de imagem como o Photoshop, Gimp e outros também já são capazes de abrir e editar arquivos WebP.

Alem disso desenvolvedores que queiram modernizar seus aplicativos que trabalham com imagem podem ter acesso a todo conteúdo sobre WebP, bibliotecas de software do WebP e muito mais para compatibilizar seus projetos com este novo padrão de imagem que vai tomar conta da internet. Para isso basta cessar o site oficial do WebP.

Provando as vantagens de uma imagem em formato WebP

Como tecnologia adota ou criada pela Google, tudo o que precisamos esta documentado na pagina oficial já citada acima. Inclusive uma pagina de comparação entre imagens em formatos comuns tais como JPEG e PNG e suas versões em WebP. Para ver as amostras de imagem, basta acessar a galeria de amostras de arquivos WebP.