Project Q tem sistema Android? Imagens vazadas mostram que sim
Vazamento revela que o Project Q da Sony pode usar sistema Android
Há algumas horas, três imagens vazadas do próximo console portátil da Sony, codinome Project Q, foram compartilhadas no IMGUR e posteriormente divulgadas no Reddit.
As imagens fornecem um vislumbre do interior do console portátil quando a tela é removida. No entanto, o detalhe mais importante é que o Project Q parece estar rodando o sistema operacional Android.
PlayStation Project Q Leaks:#PlayStation #ProjectQ https://t.co/gyFrsW7xkN pic.twitter.com/0R0yQIdr0I
— @Zuby_Tech (@Zuby_Tech) July 22, 2023
Essa era uma das maiores dúvidas dos usuários após o anúncio feito durante o último PlayStation Showcase, após meses de rumores.
O console da Sony está sendo anunciado com foco na transmissão do Remote Play de um console PlayStation 5. Eis a descrição oficial:
“O Project Q é um dispositivo dedicado que será lançado ainda este ano e permitirá que você jogue qualquer jogo compatível instalado em seu console PS5 usando o Remote Play por Wi-Fi. Com uma vibrante tela LCD de 8 polegadas capaz de resolução de até 1080p a 60fps, o dispositivo oferece imagens nítidas e jogabilidade suave transmitida do seu PS5 quando você está longe da sua TV.”
No entanto, se o Project Q realmente estiver rodando o Android (ainda que modificado) em vez de um sistema operacional personalizado como o PlayStation Vita, é provável que modders encontrem uma maneira de permitir a execução de aplicativos de streaming, como GeForce NOW, Shadow, Boosteroid, Amazon Luna e Xbox Cloud. Caso isso ocorra, o console portátil poderia ser considerado uma alternativa viável a dispositivos como o Logitech G Cloud ou o Abxylute.
No entanto, de acordo com informações internas de Tom Henderson, o console portátil da Sony terá uma duração de bateria abaixo do esperado, de aproximadamente três a quatro horas. Em comparação, o Logitech G Cloud é anunciado com mais de doze horas de duração, enquanto o Abxylute é capaz de proporcionar mais de oito horas de jogo.
Uma vantagem do Project Q é que ele vem com um controlador sem fio DualSense completo, com todos os botões e funcionalidades, incluindo os gatilhos adaptativos e o feedback háptico. No entanto, isso só será útil ao transmitir jogos do PS5. Embora alguns jogos para PC também suportem os gatilhos adaptativos e o feedback háptico do DualSense, esse não é o caso durante o streaming.
O Project Q ainda não tem uma janela de lançamento específica, além de um genérico “ainda este ano”. Supostamente, ele será lançado próximo a outro acessório PlayStation, os primeiros fones de ouvido sem fio com a marca de jogos da Sony. Segundo o fabricante, eles proporcionarão áudio sem perda de qualidade, com baixa latência, para uma experiência de áudio de alta qualidade tanto no PlayStation 5 quanto no PC.