Sites no Brasil fora do ar em alguns lugares devido a problemas de DNS da Cloudflare

Entenda o que ocorreu na internet do Brasil no dia 14 de maio de 2019 que prejudicou muitos sites

Imagem de Sites no Brasil fora do ar em alguns lugares devido a problemas de DNS da Cloudflare

Muitos sites no Brasil e no mundo usam o serviço de DNS da Cloudflare que deixa o site mais rápido, assim como seu DNS é o mais rápido do mundo. Mas se você tentou acessar alguns sites no Brasil a partir do dia 14 de maio talvez tenha enfrentado alguns problemas como lentidão para abrir diversas páginas, e algumas páginas nem sequer puderam ser acessadas. Isso aconteceu devido a erros de DNS provenientes de sites que utilizam o serviço de DNS da Cloudflare. Segundo os testes da Seletronic, os sites com domínio final .br ainda foram mais afetados do que todos os outros baseando nossa análise em sites hospedados em um mesmo servidor onde todos usam o serviço da Cloudflare. Todos os sites com final .br foram afetados enquanto os com final .com, .net e outros continuaram normais. No entanto usuários de domínios diferentes de .br nos relataram erros em domínios diferente como o .com e outros.

A própria empresa Cloudflare em sua página de status disponibilizou informações de que já identificaram o erro e estariam tentando corrigir o mais rápido possível.

Cloudflare erro nos Status

Em uma lista de quais servidores estariam com problemas podemos notar o servidor de Porto Alegre, Brasil e foi um dos primeiros afetados e que já teria tido uma correção temporária fazendo desvio para outros servidores do Brasil. No entanto o servidor de São Paulo, Brazil também apresentou falhas durante a tarde do dia 14 impossibilitando até mesmo alguns usuários de visitarem o site da Seletronic no Brasil.

Lista de servidores DNS da Cloudflare com erro e funcionando

Em nossos testes usando um proxy externo para acessar a página verificamos que através de outros lugares era possível acessar o site da Seletronic, assim como seria possível acessar outros sites da internet que tivessem o mesmo problema de DNS devido ao serviço da Cloudflare.

Usando Kproxy

Usando Kproxy

Durante a tarde após às 17 horas podemos notar que houve uma melhora para fazer o acesso a Seletronic, no entanto em algumas das tentativas de troca de página houve uma demora, mas nada comparado com não conseguir acessar o site. Mas depois da 20:30 aparentemente tudo voltou ao normal.