Como resolver: USB só carrega no Android mas não mostra arquivos

Uma simples configuração ou problema com cabo faz com que o seu dispositivo Android não seja reconhecido pelo computador para transferência de arquivos, fazendo aparelho apenas ser carregado

Imagem de Como resolver: USB só carrega no Android mas não mostra arquivos

Conectar o celular ou tablet via cabo USB no computador, é possível notar que o celular passar carregar, mas as pastas de arquivo do aparelho não aparece no computador, apesar do dispositivo ser exibido, a memória dele é mostrada como vazia. Isso normalmente acontece por conta de uma configuração no próprio celular que faz um bloqueio para transferência de arquivos para o computador, e o que temos que fazer é acessar a configuração responsável no aparelho Android para liberar o acesso aos arquivos, e como que em um passe de mágica você poderá ver todas as pastas do aparelho para poder mexer em seus arquivos. Outra coisa que pode acontecer é um problema no cabo USB. Para aprender como fazer USB passar a funcionar com transferência de arquivos entre o seu computador continue lendo mais este tutorial exclusivo da Seletronic.

Resolver quando o USB só carrega no android mas não abre pasta de arquivos por conta de configuração

Como explicamos existe uma configuração no Android que bloqueia a transferência de arquivos entre o celular e o computador. Essa função serve principalmente para proteger os seus dados para que ninguém pegue o seu celular, plugue no computador e tenha acesso aos seus arquivos pessoais. Dessa forma além de ter obrigatoriamente de saber a senha do aparelho, também será necessário habilitar a transferência de arquivos. Este tutorial passo a passo bem atualizado vai usar como base o celular Motorola Moto G7 Power com Android 9 Pie, mas o processo funciona em basicamente todos os celulares modernos atuais que possuem sistema operacional Android.

Arquivos do celular e pastas não são exibidos no computador Windows

Antes de começar a explicação também é bom lembrar que em alguns modelos, caso a transferência de arquivos já tinha sido efetuado anteriormente, pode ser que simplesmente desbloqueando a tela do celular a transferência de arquivos já seja ativada, e neste caso de nem vai ser necessário executar os passos a seguir. Mas caso mesmo depois de desbloquear a tela e digitar a senha o celular continue apenas carregando, continue seguindo o tutorial para resolver o seu problema. Veja como fazer:

  • Primeiro puxe a barra de notificações do seu aparelho para baixo
  • Toque onde esta escrito: Carregando esse dispositivo via USB – Toque para ver mais opções
  • Quando as opções se abrirem Selecione como marcado a que referencia Transferências de Arquivos
  • Acesse seu celular ou tablet no computador novamente e veja que a memoria interna do aparelho começou a ser exibida, então abra para ver as pastas
  • Agora basta acessar seus aquivos e fazer o trabalho que pretendia, tendo acesso normal as pastas do dispositivo

Mas e se o problema for no cabo USB que não permite a transferência de arquivos

Se você tem certeza que os drivers do aparelho são compatíveis para o seu sistema operacional, mas mesmo assim você não consegue acessar as pastas do dispositivo, verifique se o aparelho foi reconhecido pelo computador e o nome do modelo do dispositivo está sendo exibido em meu computador. casou conectar o dispositivo ele não apareça na lista de dispositivos isso quer dizer que pode ser um problema com o cabo USB. Nesta caso é bom fazer um teste com um novo cabo, ou verificar se o cabo funciona em outro celular, ou mesmo em outra porta USB. Se depois disso tudo o problema continuar, deixe sua pergunta no Fórum Seletronic para receber ajuda.