Ventilador novo com forte cheiro ruim? Isso é normal!?

Está vindo um cheiro forte e estranho do seu ventilador novo? Entenda as causas e tenha atenção ao cheiro

Imagem de Ventilador novo com forte cheiro ruim? Isso é normal!?

Você acaba de comprar aquele ventilador super moderno de uma boa marca e resolve liga-lo. Nada melhor que um vento fresco quando está calor não é mesmo? Só que com poucos minutos de ligado começa a subir um forte cheiro nada agradável do ventilador. O cheiro parece com o “cheiro de óleo queimado” segundo alguns, e aparenta ser tóxico, coisa que realmente é em alguns casos. Logo pensamos se compramos um produto com defeito, e pensamos se corremos algum risco de o ventilador pegar fogo. Antes de acionar a garantia, ou a loja é bom saber que na maioria dos casos não é necessário se preocupar com o cheiro se ele estiver dentro do normal. O cheiro ruim pode vir de qualquer tipo de ventilador novo, seja ele de torre, de teto, de coluna e outros e logo a seguir vamos explicar o que causa esse cheiro, e você vai entender como eliminar esse cheiro mais rápido.

Considerações sobre o cheiro forte de um ventilador novo

Primeiramente devemos ressaltar que é extremamente normal um ventilador novo apresentação um cheiro forte. Isso acontece por conta de uma espécie de verniz usada no fio de cobre que forma o invólucro interno do motor. Normalmente todo tipo de motor em funcionamento gera um pouco de calor, e no caso do ventilador novo quando o verniz esquenta, isso gera o forte cheiro que alguns atribuem como “cheiro forte de queimado“, ou “cheiro de óleo queimado“. Nos primeiros dias de uso o cheiro pode ser basicamente insuportável, mas algumas dicas podem trazer um grande alívio para essa situação.

Como acabar com o cheiro forte do ventilador mais rápido

  • Durante a primeira semana de uso não é recomendado utilizar o ventilador em locais fechados, simplesmente pode ficar insuportável em locais fechados, e pode causar intoxicação em algumas pessoas.
  • Deixe sempre a janela ou porta aberta para que o cheiro não se concentre no ambiente.
  • Nos primeiros dias recomenda-se deixar o ventilador ligado em área externa mesmo enquanto não está sendo utilizado para que seja efetuado o amadurecimento do verniz, e o cheiro forte acabe mais rápido.

Muita atenção com o cheiro forte

Apesar de a maioria dos ventiladores novos apresentarem um cheiro forte de verniz sendo queimado durante os primeiros dias, é importante saber identificar o cheiro de verniz queimado, e diferenciá-lo de um cheiro de fio queimado, ou plastico queimando. Durante o processo de amadurecimento do verniz utilizado no filamento do motor não é normal sair fumaça de dentro do aparelho, e neste caso já pode ser considerado mau funcionamento e você deve recorrer a loja ou fabricante para efetuar a troca do produto. No caso de fumaça desligue o ventilador imediatamente. Por isso nos primeiros dias é aconselhável ligar o aparelho fora de casa e em local onde não ocorra o risco de causar incêndio caso não saiba diferenciar um cheiro de mal funcionamento do cheiro normal de um produto novo.

Quanto tempo dura o cheiro forte do ventilador

O cheiro forte depende da quantidade de produto utilizado no motor, e do tempo que o ventilador fica ligado até o amadurecimento deste verniz, mas podemos fazer uma média de 5 dias até duas semanas para que o cheiro seja normalizado.

Agora sabemos que é normal exalar um cheiro ruim e forte nos primeiros dias de uso do ventilador mas que temos que estar atento a saber diferenciar o cheiro normal do verniz usado no motor, do cheiro de queimado que pode provir de um mau funcionamento ou de curto circuito dentro do aparelho.

E você está sentindo um cheiro forte e ruim no seu ventilador novinho? Qual a marca do seu ventilador?