Não é novidade que a Google ama atualizar seu algoritmo, fazer testes, e outras mudanças nos resultados da pesquisa. Só que na maioria das vezes essas mudanças são pequenas, e poucos notam alguma diferença no trafego para seu site. A propria empresa em seu blog Google Webmasters admite:

Várias vezes por ano, fazemos alterações amplas e significativas em nossos algoritmos e sistemas de pesquisa. Nós nos referimos a eles como “atualizações principais”.

Só que a atualização deste Maio de 2020, não pode ser chamada de pequena por ninguém, essa atualização foi uma ampla atualização do algoritmo principal, que muitos sentiram na pele. Como alguns dizem, essa balançou a SERP.

Por tanto se você olhou para seu Google Analytics e levou um baita susto com a queda nas visitas, ou viu seus ganhos com programa de afiliados despescarem, saiba que você não foi o único.

A atualização começou dia 4 de maio, e foi divulgada no Twitter pela conta oficial do Google para divulgar atualizações do algoritmo. O tweet traduzido diz o seguinte:

“Ainda hoje, estamos lançando uma ampla atualização do algoritmo principal, como fazemos várias vezes por ano. É chamado de Atualização Principal de maio de 2020. Nossa orientação sobre essas atualizações permanece como abordamos antes. Consulte esta postagem do blog para saber mais sobre isso: Link

Se você foi prejudicado a situação pode mudar?

A resposta é sim, mas isso depende de inúmeros fatores. Uma coisa que pode mudar a situação é uma nova atualização, ou uma correção da atualização atual, mas é claro que você deve ser bem visto pelo algoritmo, e isso envolve estar andando na linha com respeito as recomendações para Webmasters do Google .

E o seu site? Sentiu alguma diferença nas visitas?