Seletronic
  592

5 Razões para Fazer do Backup um Hábito

Confira uma lista com vários motivos para você sempre fazer backup de seus dados, e qual as ferramentas disponíveis para isso.

Com a rotina atarefada, deixar o computador de lado por algumas horas para a realização de um backup pode ser muito complicado para algumas pessoas. No entanto, é necessário que a prática de backups seja costumeira, tendo em vista a importância do computador dentro da rotina. Ainda não está convencido? Então confira a lista que criamos, com 5 motivos para aderir ao backup.

backup data

1 – Máquinas Podem Falhar

Por mais avançado que um computador seja, ele não é considerado 100% imune a fatores que podem corromper seus dados. Quem nunca foi surpreendido por um bug, que desliga seu computador ou faz com que ele se comporte de maneira estranha, não é mesmo?

2 – Acidentes Acontecem

O computador, enquanto eletrodoméstico, está suscetível a acidentes que vão desde uma queda, até um raio ou mesmo incêndio.

3 – Preserve Seus Dados

Deletar um documento sem querer é comum e, geralmente, fácil de se reparado, porém ninguém quer correr o risco de perder um arquivo importante. Esse tópico é relevante, especialmente para aquelas pessoas que dividem seu computador com outras pessoas, seja casa ou no trabalho.

4 – Proteja-se de Hackers

Muitas vezes, falhas que surgem no computador são reflexos da ação maliciosa de um hacker, nesse caso o backup é uma maneira de amenizar os danos, mas a verdadeira solução é baixar um bom programa de antivírus, que irá proteger seus dados de maneira eficiente. É importante destacar que um procedimento (backup e antivírus) não elimina o outro.

 

5 – Leve Dados Importantes para Onde Você For

Ter o conteúdo do seu computador em outras mídias e poder acessá-lo em qualquer lugar são medidas que vão facilitar sua vida, seja em um viagem ou mesmo no dia a dia. Fazendo o backup regularmente, você terá sempre os dados atualizados com você.

backup-quando-fazer

Imagem por Free Digital Photos.

Quando Fazer um Backup?

Um usuário comum, que armazena dados como música ou filmes, por exemplo, pode fazer o backup uma vez por mês. Já para empresas, a recomendação é que o backup seja mais frequente, cerca de uma vez por semana ou até mesmo diariamente, depende da quantidade de informações.

Onde Fazer o Backup?

CD, DVD e Blu-ray são mídias baratas e práticas para armazenar cópias de segurança. No entanto, é preciso ter o cuidado de identificar cada dispositivo e armazenar adequadamente, evitando que eles sejam corrompidos ao longo dos anos.
O pendrive e o HD externo também se destacam por sua praticidade, aliada a facilidade de manuseio dos dados. Esses gadgets são recomendados, especialmente, quando há uma quantidade grande de dados.
A nuvem é a opção mais moderna e barata, ela funciona perfeitamente para fotos, documentos e vídeos pequenos.

Artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Seletronic

Sobre o Autor

CEO e empresário na Seletronic. Programador, analista de Marketing e fundador do portal Tecnológico que ajuda milhares de pessoas todos os dias. Ama ajudar pessoalmente pessoas a resolverem problemas com tecnologia. Segundo Marcus: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la".

Recomendado



Deixe seu comentário

Curta nossa página