Seletronic
  12397

Aprenda como consertar memória RAM e placa de vídeo com calor

Use este segredo para consertar sua placa de vídeo ou memória RAM com dilatação térmica

No post anterior aprendemos a consertar a memória RAM com borracha de escola, e dando um lavada no pente de memória. E também prometi revelar um segredo que uso a muito tempo para não perder minhas peças de computador, e até hoje guardo por hobby muitas pecas de computadores antigos que graças a este segredo ainda funcionam normalmente.
O grande problema da peças de computador são o encapsulamento mal feito, o que resulta em defeitos nas partes mais sensíveis e que ficam mais expostas ao calor. Como sabemos tudo que é submetido a calor sofre dilatação, e ao esfriar normalmente tente a voltar ao seu estado inicial quando a temperatura era ambiente. Nos computadores e outros dispositivos eletrônicos, cada vez mais o alto poder de processamento causa aquecimento das peças, e ao sofrer essa dilatação física podem não voltar ao normal em alguns casos.

Memoria ram no fogo fogao

Apesar da maioria das memórias RAM não usar dissipador de calor, acho que deveriam todas vir com isso de fábrica, assim não dariam tanto problema, acho que no futuro todas as memórias RAM venham de fabrica com um dissipador de calor e provavelmente com um cooler ou tenha seu sistema ligado a refrigeração geral de todas as peças por meio de um Walter Cooler ( refrigeração por líquido).

Mas sem mais explicação sobre o que causa o defeito vamos aprender como consertar a memória. Primeiro tenha certeza de que já segui os passos do tutorial anterior. Se não funcionou prossiga:

  • Retire o pente ou pentes de memória RAM ou a placa de vídeo que acha que está com defeito.
  • Retire tudo o que for papel, ou plastico que esteja colado na memória, como adesivos informativos etc. Na placa de vídeo retire o cooler e o dissipador de metal.
  • Com a ajuda de um alicate encapado submeta todos chips ao calor direto de uma chama do fogão por 5 segundos dos dois lados. Tenha certeza de ter esquentado toda a placa por igual.
  • Coloque para esfriar até chegar a uma temperatura que já consiga pegar na peça.
  • Coloque no lugar as etiquetas da memória RAM, e no caso da placa de vídeo coloque as partes em seus lugares corretos.
  • Agora encaixe a peça no computador normalmente com ela ainda quente.
  • Ligue o computador normalmente, provavelmente seu problema já foi resolvido, e a dilatação errada da peça foi resolvida.

Eu faço isto a muito tempo, mas só para mim mesmo, não é recomendável fazer em computadores do clientes, já que daqui a alguns dias pode voltar a ter o mesmo defeito. Lembrando que isto serve para usar a peça por mais alguns dias ou meses, o recomendado é sempre trocar a peça inteira, mas caso não tenha dinheiro para isso está é uma alternativa que quase sempre da certo. Se não deu certo é bom trocar a peça toda.

Se gostou da matéria por favor compartilhe, e caso ensine pra alguém diga onde você leu isso, afinal estou compartilhando meu segredo com você. Qualquer dúvida deixem nos comentários.

Sobre o Autor

CEO e empresário na Seletronic. Programador, analista de Marketing e fundador do portal Tecnológico que ajuda milhares de pessoas todos os dias. Ama ajudar pessoalmente pessoas a resolverem problemas com tecnologia. Segundo Marcus: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la".

Recomendado



Deixe seu comentário

Curta nossa página