Seletronic

HDMI parou de funcionar áudio – Veja o que fazer

Do nada seu cabo HDMI parou de transferir som? Veja neste tutorial o que fazer para resolver

Algumas vezes, o cabo HDMI pode parar de funcionar do nada e não envia mais audio para sua televisão, home theater ou outro dispositivo de entrada HDMI. Neste caso podem haver mais de uma maneira de resolver o problema. Então vamos estudar cada caso mais a baixo e o modo de resolver.

O Dispositivo de reprodução padrão pode estar desabilitado

Um dos principais e mais comum motivo do áudio não estar saindo pelo cabo HDMI, é o simples fato de na configuração de áudio do Windows o dispositivo de áudio esteja desabilitado. Neste caso basta abrir o a opção dispositivo de reprodução e selecionar como padrão o áudio da sua TV ou outro aparelho desejado. Para saber como fazer isto detalhadamente veja o tutorial no link a seguir:

Driver de áudio do HDMI está com erro!

O outro motivo pode estar sem duvidas relacionado ao driver de áudio do dispositivo HDMI. Como sabemos o driver é um ou mais arquivos que dão inteligencia ao sistema operacional para saber como lidar com determinado componente. Neste caso um simples erro desconhecido deixa muita gente nervosa em encontrar o problema do áudio. Nem mesmo o dispositivo de áudio aparece na lista de dispositivos de reprodução. Porém basta desinstalar o driver de áudio e instalar novamente de um jeito bem simples onde nem é necessário baixar o driver novamente. Veja como fazer:

  • Abra o Gerenciador de Dispositivos  no painel de controle
  • Agora abra a aba de Controladores de som, vídeo e jogos 
  • Selecione com o botão direito do mouse o dispositivo de Som referente ao HDMI e clique em Desativar. Caso existam dois ou mais ou tenha duvida faça o processo com todos os dispositivos de Som.
  • O Windows vai perguntar se você quer mesmo desinstalar o dispositivo. Clique em OK. 
  • Caso o Windows peça para reiniciar, e você queira desinstalar mais um dispositivo de áudio, clique em mais tarde e continue desinstalando os dispositivos.
  • Assim que terminar você pode reiniciar o computador caso ele tenha solicitado. Caso ele não peça para reiniciar clique em Verificar alterações de Hardware. 
  • O computador vai começar a procurar dispositivos desinstalados, e ao encontrar o dispositivo do Áudio HDMI vai reinstalar o driver sem erros. 
  • Caso tenha reiniciado o computador também vai ser reinstalado os drivers como a cima.

Pronto muito provavelmente já vai estar saindo som na sua TV ou outro aparelho HDMI. Caso o problema persista fique a vontade para perguntar no Fórum Seletronic.



Deixe seu comentário

Curta nossa página