O YouTube, uma das maiores plataformas de compartilhamento de vídeos, está introduzindo uma significativa mudança em sua página inicial que afetará a experiência dos usuários. A partir de agora, aqueles que optarem por desativar o histórico de exibição não receberão mais sugestões de vídeos em sua página inicial. Essa novidade marca uma transformação notável na maneira como os usuários interagem com a plataforma, impactando especialmente aqueles que preferem manter seu histórico de visualizações desligado.
O anúncio foi feito pelo Google na terça-feira (8/8/2023), como parte de uma “nova experiência para os espectadores”. Se um usuário escolheu desativar o histórico de exibição no YouTube e possui “um histórico de exibição pouco significativo”, não verá mais recursos que dependem desse histórico para fornecer recomendações personalizadas.
Consequentemente, a página inicial do YouTube para esses usuários apresentará uma aparência mais simplificada. Ao invés de uma lista de vídeos sugeridos, a página inicial incluirá apenas a barra de pesquisa, juntamente com os botões para acessar as seções “Shorts”, “Inscrições” e “Biblioteca”. Para muitos, essa mudança pode ser bem-vinda, pois elimina a necessidade de navegar por miniaturas cada vez mais atrativas para encontrar o botão de reprodução. No entanto, também é possível interpretar essa atualização como um incentivo aos usuários para reativarem o histórico de exibição.
Desativar o histórico de exibição do Youtube
Aqueles que desejam parar de ver vídeos sugeridos precisam desativar o histórico de exibição e também “não ter um histórico de exibição significativo”, conforme explicou o YouTube. Para desativar o registro de vídeos assistidos na plataforma, siga os seguintes passos:
- Acesse myactivity.google.com/activitycontrols e role a página até encontrar “Histórico do YouTube“.
- Clique no botão “Desativar”. Uma mensagem de confirmação aparecerá, solicitando a confirmação da mudança.
- Clique em “Pausar“.
Uma mensagem será exibida, informando que o histórico de vídeos assistidos não será mais salvo. Com essa ação, o YouTube deixará de oferecer sugestões de vídeos para o usuário de acordo com o seu histórico de exibição.
Essa atualização marca mais um passo na constante evolução das plataformas de streaming e compartilhamento de vídeos, refletindo a busca por maneiras mais personalizadas e adaptadas de interagir com o conteúdo online.