Mordaça? Youtube vai remover dislikes dos videos!

Foto de Marcus Tavares
Por

Seria culpa da geração que não aceita ser confrontada?

Imagem de Mordaça? Youtube vai remover dislikes dos videos!
Anúncio

Cada dia mais as pessoas procuram formas de mostrarem seu ponto de vista e opinião através da plataformas online. Quando não gostam de um vídeo no Youtube por exemplo, simplesmente apertam o botão de “Não gostei“. Isso tem ficado evidente em videos que tentam promover ideias que a maioria não gostam, como recentemente um comercial do Bradesco recebeu uma enxurrada de dislikes na plataforma, após promover sua inteligencia artificial. Outros videos que tem recebido muitos dislikes tem haver com política, e conteúdo relacionando a ideologia de minorias.

Estamos vivendo na geração chamada de “Geração Nuttela“, termo empregado a pessoas mimadas e que não aceitam criticas, e que se polarizam em grupos onde suas opiniões são aceitas. Recentemente grandes empresas de jogos como a Nintendo e o novo trailer do GTA V, também foram alvos de dislikes na plataforma, onde ficou evidente que os usuários não gostaram do conteúdo ou atitude dessas empresas.

Com a desculpa de que ao remover a opção de dislike, isso irá favorecer pequenos criadores de conteúdo com poucos inscritos, o Youtube se prepara para tirar um meio dado aos usuários de promoverem sua opnião negativas sobre determinados assuntos. A remoção seria para que algumas pessoas não sofram injustamente com usuários que apertam o botão de dislike apenas para negativar os vídeos.

O outro lado da moeda

A remoção do recurso que mostra a contagem de dislikes ao público pode acarretar numa maior indução da aceitação de determinadas ideias que hoje só não são aceitas devido ao alerta dado pela quantidade de dislikes no conteúdo. A final se um vídeo recebe uma grande quantidade de dislikes, isso mostra incontentamento do público, e serve de alerta para as pessoas que podem ver a quantidade de negativação. Em outras palavras a contagem de dislikes é como uma placa de transito, dizendo que tem alguma coisa errada ou ruim no conteúdo, assim como a sinalização do transito diz que podem haver perigos na pista, ou algo para se tomar cuidado.

Tecnicamente perdemos a opção de ajudar membros da comunidade do Youtube a saber o que deve ser aceito o não, o que se duvidas pode beneficiar empresas que antes se sentiam pressionadas a melhorarem seus serviços quando recebiam muitos dislikes. A remoção da contagem de dislikes pode servir como uma mordaça para calar a boca daqueles que tem opinião contrarias aos assuntos publicados nos videos.

Ainda visível para os criadores de conteúdo

Apesar da contagem de “Não gostei“, nos videos passarem a não ficar mais disponível para o público, ainda será possivel que os donos dos canais vejam a contagem do número de dislikes.