12026

TUTORIAL – Como habilitar as ‘Opções de desenvolvedor’ no Android 4.2 ou superior

O Android se destaca por ser uma plataforma Open Source, onde um grande numero de programadores são desenvolvedores de aplicações ou outros tipos de desenvolvimentos para este sistema operacional objetivado para smartphones e tablets.

Por isso conta com opções de desenvolvimento personalizado em  “Opções de Desenvolvimento” que se encontra dentro do menu de Configurações de todos os aparelhos com sistema android por padrão, mas em geral essa opção fica invisível até que o usuário a ative.

As opções de desenvolvedor no android, ao serem ativadas podem ajudar a configurar diversas coisas, bem como usar o computador para enviar comando para o aparelho a partir do ADB (Android Debug Bridge).

Ativar Modo programador Android

Ativando modo Progaramador no android

Recursos das ‘Opções de desenvolvedores’

O recurso de “Opções de desenvolvedores” é um prato cheio para programadores de sistema, e desenvolvedores de aplicativos, ou mesmo para quem esta aprendendo a desenvolver em android, onde até mesmo para instalar uma ROM pode ser necessario entrar no modo Programador para habilitar ou desabilitar recursos do sistema, como no caso da instalação de uma outra ROM, é necessario habilitar  o modo de depuração USB no seu telefone. Entre tantas coisas boas que podemos achar dentro deste menu, aqui estão as mais importantes por padrão:

  • Habilitar a depuração por USB
  • Reportar relatórios de bugs do dispositivo
  • Mostrar o uso da CPU na tela
  • Muitas outras opções para simular tensões de um app entre outros recursos do tipo
  • Exibir toque do dedo na tela
  • Melhorias ou correções de layout e animações do dispositivo
  • Exibir camadas de Hardware
  • Configuração da GPU

 

Por padrão as  “Opções de Desenvolvimento” ou modo “Programador” eram visíveis em todas as versões anteriores do Android dentro de Configurações > Aplicações > Desenvolvimento. Porem a partir do Android 4.2 Jelly Bean ou superior , talvez não encontre de primeira esta opção, pois ela foi oculta do dispositivo para curiosos não fazerem coisas que deixariam o sistema comprometido.

Como exibir  ‘Opção de desenvolvedores’ ou modo “Programador” a partir do Android 4.2

Por ser um sistema Open Source, essas opções de desenvolvimento do sistema não podem ser retiradas, mas por isso foram ocultas para o usuário final, apesar de estar visível em ROMs personalizadas.  Para ativá-las em dispositivos que a ocultam, basta seguir estes passos simples:

Em seu dispositivo Android abra “Configurações” e vá até  “Sobre o Telefone” e depois em “Número de compilação” ou “Numero da versão”  e toque sete vezes em cima desta informação para ver uma mensagem “Você agora é um desenvolvedor” ou “o modo de desenvolvedor foi ativado”.

desenvolvedor 1-2

Agora volte ao menu principal de configurações e você  vai ver “Opções do desenvolvedor” ou “Programador”.

Ativado desenvolvedor android debug

Agora seus sistema está pronto para receber configurações de desenvolvimento, qualquer duvida deixem nos comentários.

Deixe seu comentário

Curta nossa página

MAIS