Aplicativos e Jogos fechando sozinhos no Android – Veja o que fazer

Tutorial com vários métodos para acabar com aquele erro do jogo ou app fechando sozinho no seu celular ou tablet Android

Imagem de Aplicativos e Jogos fechando sozinhos no Android – Veja o que fazer

Jogos e aplicativos são recursos que dão vida e felicidade na nossa vida mobile. E quando estamos a fim de distrair um pouco a cabeça, se deparar com aplicativos e jogos fechando sozinhos do nada e aquela mensagem “o processo parou”, é um incomodo horrível. Então criamos esse tutorial passo a passo para ensinar varias formas de encontrar o problema que causa esse erro, e ensinar como fazer os jogos e aplicativos pararem de fechar toda hora!

Aplicativos podem fechar por falta de memória

Um dos problemas muitos recorrentes em aparelhos mais antigos, sem falar da lentidão do Android na execução das tarefas, é pouca memoria disponível para executar o jogo ou aplicativo. Isso acaba fazendo eles fecharem toda hora, pois não tem como processar bem os dados. Realizar tarefas de limpeza no celular é a melhor opção nesse caso. Lembre também que não vai ser possivel ter muita coisa instalada em aparelhos mais antigos, e o melhor é optar por suas prioridades. Se seu celular é velho e tem pouco espaço e mesmo assim você quer jogar, remova aplicativos de rede social, e outros que não usa. Caso tenha Root no dispositivo é também possivel remover aplicativos que vieram de fabrica. Para realizar tarefas de limpeza siga o tutorial: Android travando toda hora.

Procure por atualizações do Jogo ou App

Outo problema muito comum é que quando existe uma nova atualizações do Aplicativo na loja, a versão anterior pode apresentar instabilidade. Principalmente quando esse aplicativos precisam de acesso ao servidor via internet, como no caso do Pokémon Go, Clash Royale e outros jogos Online. Ter sempre a ultima versão do aplicativo ou jogo é sempre a melhor opção, pois isso garante ter uma versão que já passou por correção de erros e problemas de programação do mesmo. Para atualizar:

  • Abra o aplicativo Google Play
  • Procure pelo app ou jogo em questão e abra
  • Verifique se existe a opção “Atualizar” e toque nela.

Atualizações do sistema Android também resolvem muito

Em um de nossos teste com alguns aparelhos que estavam com este problema entre eles:

  • Um Moto G fechando jogos sozinho quando na versão Lollipop
  • E também aplicativos fechando sozinho no LG G3 com Android KitKat

Ao atualizar o sistema Android desses dois aparelhos, o problema de jogos fechando sozinho simplesmente sumiram. Se você é do tipo de pessoa que fica adiando a atualização do sistema para depois, ou não gosta de ter a ultima versão dos sistema, e mesmo assim ama jogos e aplicativos extras no aparelho, é bom procurar e instalar a ultima versão se disponível. Para fazer isso:

  • Vá até o Menu de configurações do aparelho (normalmente o ícone de uma engrenagem).
  • Vá até o final da lista do Menu e procure por “Sobre” e toque na opção.
  • Agora normalmente a primeira opção é “Atualizações do sistema”. Toque sobre esta opção.
  • Agora toque em “Verificar Atualização”, em alguns modelos pode estar escrito diferente, mas com o mesmo significado.
  • Caso exista atualização disponível, basta baixar e instalar. Na hora da instalação não esqueça de deixar a bateria em 100% antes de iniciar.

Outros casos não listados de aplicativos e jogos fechando sozinhos

Se o seu celular ou tablet continua com os aplicativos ou jogos fechando mesmo depois de seguir as dicas deste tutorial, é bom sempre lembrar que a Seletronic possui uma área exclusiva para resolução de problemas do mundo da informática e para resolver o seu problema específico basta visitar o Fórum de informática das Seletronic e postar o seu problema junto com a marca e modelo do seu celular para que o pessoal da comunidade possa te ajudar. Para isto basta fazer um rápido login aqui no site e depois disso ir ao fórum e postar a sua pergunta criando um tópico na parte do fórum sobre Android.