Facebook: Chamados de “tumulto”, carros e motos ilegais são vendidos descaradamente na rede social

Foto de Marcus Tavares
Por

Rede social tem grupos especializados na venda de veículos fora da lei

Imagem de Facebook: Chamados de “tumulto”, carros e motos ilegais são vendidos descaradamente na rede social
Anúncio

Você sabe o que são os carros e motos tumulto no Facebook? Neste artigo vamos falar sobre a compra e venda de veículos fora da lei que podem ser facilmente encontrados na rede social, e os perigos para quem compra e vende esse tipo de veículo.

O que são carros e motos tumulto?

Veículos tumulto são veículos com documentos em atraso, multas e até mesmo carros e motos sem documentação, e em alguns casos de procedência duvidosa. Os chamados tumulto podem ter origem até mesmo criminosa, e podem ser encontrados facilmente no Facebook, que não oferece uma opção eficaz para denunciar esse tipo de anúncios na rede social.

Sem nenhum controle, o Facebook possui centenas de grupos voltados para a venda de veículos com irregularidades, onde pessoas publicam anúncios de venda de veículos caros a um preço totalmente baixo e duvidoso. Entre os mais anunciados estão carros com documentos vencidos, mas também existem carros financiados em nomes de laranjas.

O jornal Estado de Minas, em 2011 publicou um matéria sobre o esquema aconselhado pelos especialistas em compra e venda desses tipos de veículos. Na matéria o jornal fala de casos onde os compradores interessados precisam até mesmo combinar a documentação da compra do carro em nome de viciados em drogas. No entanto no Facebook é possivel encontrar ainda com mais facilidade carros prontos para a venda até mesmo sem documentos, ficando a total responsabilidade dos compradores, que na maioria sabem do que se trata.

Centenas de grupos em uma única pesquisa

Se você pesquisar no Facebook usando o termo de busca “carro tumulto“, ou “moto tumulto“, vai encontrar centenas de grupos de venda com milhares de membros, onde os grupos são intitulados com a palavra”Tumulto“, e qualquer um pode anunciar ou procurar vendedores de veículos fora da lei.

Carros Motos tumulto Facebook Perigo

Alguns anúncios vendem veículos sem documentos, ou com os chamados “documentos em branco“.

Os perigos para quem vende e para quem compra

Caso o esquema seja flagrado, os vendedores podem ser indiciados por estelionato e uso de documentos falsos. Para esse crime as penas vão de um a cinco anos de prisão para cada crime cometido além da multa. Já os compradores podem responder judicialmente pelo crime de receptação e correm o risco de serem presos, com pena que varia de um a quatro anos de prisão e pagamento de multa. Esse dados são do criminalista Raimundo Cândido Júnior, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG), em artigo publicado pelo Vrum (“O golpe do carro alienado“).

Outro perigo que podemos destacar é que quem compra esse tipo de veículo na intenção de sair na vantagem, sabe que está se relacionando com pessoas acostumadas a agir fora da lei, e que correm o risco de sair sem o carro e sem o dinheiro, sendo vitimas de uma emboscada.