Imagem de Como mostrar miniaturas SVG no Windows Explorer
0

Os arquivos SVG são compostos por XML, e formam gráficos incríveis, graças as sua escalabilidade infinita, que permite expandir a imagem a qualquer proporção sem distorções. Falamos sobre isso em: O que é SVG?

A questão é que esse arquivo pode ser lido por diversos programas, tais como navegadores da internet, editores de imagem como o Photoshop ou Gimp, e principalmente pelas ferramentas de criação de gráficos vetoriais, mas o Windows mesmo não é capaz de exibir uma miniatura para esses arquivos.

Por padrão, o Windows exibe miniaturas para outros diversos tipos de imagens, tais como JPG, PNG, BMP, GIF e diversos formatos de videos. Mas isso não acontece por padrão para arquivos SVG. Se tivermos muitos arquivos em SVG em uma pasta, por conta dessa limitação teríamos que abrir arquivo por arquivo até achar o desenho que estamos procurando, caso o nome esteja bem claro.

Por isso nesse tutorial simples e rápido vamos mostrar como capacitar o Windows a exibir miniaturas de arquivos SVG.

Exibindo Thumbnails de SVG com SVG See

O SVG See é um programa feito justamente para dar ao Windows  a capacidade de exibir miniaturas de arquivos SVG. O programa está disponivel para Sistemas 32 bits e 64 bits do Windows. Veja como é fácil:

  1. Primeiro: Identifique se o seu Windows é 32 bits ou 64 bits
  2. Faça o download da versão x86 para Windows 32 bits ou x64 Windows 64 bits: Baixar SVG See
  3. Instale o aplicativo, e se necessário reinicie o computador

Pronto, agora você não vai mais ficar perdido entre tantos arquivos SVG, nem vai precisar abrir um por um, para saber qual o gráfico está procurando. Basta ver pela miniatura.