O que é SVG?

Entenda tudo sobre este arquivo de gráficos vetoriais que é uma solução contra imagens distorcidas

Imagem de O que é SVG?

SVG é um formato de arquivo composto por XML que cria gráficos escaláveis, o que significa que esses gráficos não sofrem distorção ao serem redimensionados, diferente de outros tipos de imagens como o PNG e JPG. Alem disso o SVG pode ser integrado diretamente ao código fonte de um site e misturado diretamente no HTML, que é uma linguagem bem parecida com a estruturação do XML. SVG é a abreviatura do inglês Scalable Vector Graphics que em português significa Gráficos vetoriais escalonáveis.

O SVG é uma grande solução para criação de logos, e desenhos que precisam ser constantemente reproduzidos em diversos tamanhos. Se hoje você possui um arquivo de imagem no formato PNG que contem por exemplo a logo da sua empresa, e esse arquivo de imagem não possui resolução ideal para ser impresso em um grande banner, você vai ter um impressão pixalada, ou seja, vai ver todos os pixels que formam a imagem. No entanto no formato SVG esse problema não acontece, pois uma imagem SVG poder ser expandida infinitamente sem distorções.

Alem disso um arquivo SVG pode ocupar menos espaço que um arquivo de imagem comum como o PNG, ou JPG, para formar o mesmo desenho com uma qualidade infinitamente melhor.

Para se ter uma ideia, considere a letra S do logo da Seletronic em um arquivo PNG de resolução 1080×1080 pixels, que contem o tamanho de arquivo de 55,1 KB. O mesmo desenho em SVG contem apenas 2,87 KB, e pode ser expandido infinitamente sem distorcer a imagem, diferente do arquivo em PNG.

No exemplo a seguir, você pode ver o que acontece ao expandir uma imagem comum a esquerda, e ao expandir uma imagem SVG a direita. Esse exemplo é bem comum na internet.

Vetorização de imagens

Se o SVG é uma solução para a criação de imagens perfeitas, com toda certeza, ao criar uma logo vamos optar por designers que nos entreguem o trabalho neste incrível formato. Mas e se a nossa logo já foi feita em um formato PNG, ou pior ainda em JPG ou outro formato que não pode ser redimensionado sem perder qualidade?

Para isso existe a vetorização, que consiste em redesenhar uma imagem em formato escalonável. Hoje a maioria dos designers gráficos que realmente fazem um bom trabalho já sabem fazer este tipo de trabalho.

Ferramentas de Vetorização e desenho vetorial

Se você é do tipo faça você mesmo, e quer aprender a realizar desenhos vetoriais, saiba que existe no minimo miliares de tutoriais na internet e principalmente no Youtube ensinando como criar desenho vetoriais, e como transformar uma imagem comum em vetor. Para isso são utilizadas ferramentas de desenho especificamente projetadas para essa finalidade, e entre elas temos as ferramentas pagas e gratuitas.

Mas não se deixe enganar, uma ferramente de desenho gratuita não te limita a nada em relação a uma ferramenta paga.

A ferramente de desenho grátis mais utilizada hoje em dia, sem duvidas é o Inkscape, que é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais. Essa ferramenta é simplesmente incrível, e possui todos os recursos necessários para criar qualquer desenho.

Outras ferramentas muito famosas, porem pagas são o Adobe Illustrator que é um editor de imagens vetoriais desenvolvido e comercializado pela Adobe (Mesma empresa do famoso Photoshop), e o CorelDRAW que é um editor de imagens vetoriais desenvolvido e comercializado Corel Corporation.