Como construir um plano de carreira para área de tecnologia

Veja detalhes para ingressar em uma das áreas mais promissoras da atualidade

Imagem de Como construir um plano de carreira para área de tecnologia

Digitalização, automação de processos, análise de dados, todos esses conceitos vieram como uma bola de neve nos últimos anos, obrigando as empresas a se reinventarem e se adaptarem.

É aí que a área de tecnologia se tornou uma área promissora para quem quer entrar no mercado de trabalho. Porém, assim como qualquer segmento, ela também exige que o profissional tenha um bom plano de carreira.

Esse plano permite que o profissional saiba quais são os objetivos a serem alcançados, quais as estratégias e o tempo necessário para isso. Não dá para ignorar a importância de um plano de carreira para que o profissional seja bem sucedido.

No contexto da tecnologia, em que várias oportunidades surgem, nos mais diversificados segmentos de negócio, ter um plano bem elaborado se torna fundamental. Saiba mais o que você vai ver nos tópicos a seguir:

  • O que é um plano de carreira
  • A importância que a tecnologia representa para as empresas
  • Saiba como construir o seu plano de carreira

O que é um plano de carreira

O plano de carreira consiste basicamente em uma série de metas devidamente definidas que vão funcionar como um guia para o profissional se desenvolver. Em suma, é como um mapa indicando quais portas abrir, quais desafios superar.

As características do plano vão depender muito do tipo da empresa e dos objetivos do profissional. De uma forma geral, tais objetivos podem ser a promoção a um cargo mais elevado, aumento de salário, transferência salarial e a obtenção de novos conhecimentos e habilidades.

Algumas empresas oferecem plano de carreira com o objetivo de evitar que colaboradores talentosos se aventurem e batam na porta de outras empresas, especialmente de concorrentes diretos.

Porém, caso a empresa não ofereça, o próprio profissional pode elaborar o seu. O mercado está constantemente buscando profissionais aptos a sanar problemas e isso se torna evidente na área de tecnologia.

Por isso, quem pretende criar um plano de carreira nessa área é pertinente saber atuar em equipe, se atualizar sempre que possível e ser colaborativo.

Imagem de tecnologia portátil - Celular, Tablet

A importância que a tecnologia representa para as empresas

Você consegue imaginar uma empresa hoje em dia sem investir em presença online, sem investir em ferramentas digitais para atender os clientes?

Até dá para imaginar, porém essa empresa estará atrasada, perseguindo os concorrentes enquanto eles estão cruzando a linha de chegada.

Essa demanda por tecnologia faz com que as empresas olhem com carinho para quem entende de conceitos que, nos próximos, estarão em alta no mundo dos negócios. Entre esses conceitos estão análise de Big Data e Machine Learning, só para ficar em alguns exemplos.

As empresas, tanto as pequenas quanto as grandes, necessitam de gente capacitada para compreender como utilizar e até mesmo criar ferramentas que viabilizem a automação de processos.

Ou seja, se antes acreditávamos que a tecnologia iria colocar milhares no “olho da rua”, percebemos que ela está abrindo algumas portas.

Saiba como construir o seu plano de carreira tecnológico

Apenas porque o mercado está em alta quando o assunto é tecnologia, não significa que ter um plano de carreira deva ser deixado de lado. Pelo contrário, alta demanda também representa elevada concorrência.

Por isso, para garantir a sua sobrevivência na área da tecnologia, um plano de carreira se torna fundamental. Sendo assim, confira algumas dicas básicas a seguir.

Saiba quais são os seus objetivos

Não há como saber onde chegar sem saber quais são os seus objetivos. Posto isso, uma das dicas é determinar dez itens que você considera viável obter em um período de quatro anos. Determine cinco itens no aspecto pessoal e cinco no profissional.

Redija cada um desses objetivos e estipule prazos para o início e para o término, analise os recursos financeiros e humanos necessários e demais pontos que são fundamentais para cumprir tais objetivos.

Também é importante determinar quais são as etapas que você vai encontrar, bem como se antecipar diante das interferências que podem surgir no meio do percurso.

Uma boa ideia que tem tudo para auxiliar você a determinar os seus objetivos de plano de carreira é entender como funcionam métodos de organização de projetos.

Conheça o cenário da sua área

É importante compreender o cenário atual da tecnologia e realizar um estudo das possibilidades e características.

A partir disso, idealize um cenário possível, por meio de um exercício capaz de analisar as vantagens tanto para a sua vida profissional quanto para pessoal.

Nesse aspecto é pertinente diferenciar o que funciona como uma oportunidade e o que consiste em uma ameaça para os seus planos. Para evitar as ameaças, elabore planos que sejam capazes de contornar possíveis empecilhos.

Realize uma auto avaliação

Para enfrentar o mercado de trabalho e saber até onde você quer chegar, é necessário conhecer os seus pontos fortes e fracos, quais são as suas habilidades e quais são as características que você deve aprimorar.

Imagine que entre os seus objetivos está o de trabalhar com a análise de Big Data, no entanto, o seu conhecimento acerca de ferramentas e técnicas que possibilitam tal atividade ainda é precário.

Ao chegar a essa conclusão você terá condições de saber o que deve ser mais trabalhado e priorizado em seus conhecimentos sobre a área. Por isso, é importante buscar mais conhecimentos, ainda mais em uma área como a tecnologia, que está em constante mudança.

Nesse contexto envolvendo tecnologia, existem vários conceitos a serem absorvidos. Quais as características de cada linguagem de programação, quais as suas principais funcionalidades, o que é a Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outros assuntos.

Arranje tempo hábil para a realização de cursos, sejam eles presenciais ou online. Além disso, pesquise sempre, pois a internet é atualmente um prato cheio de informações. Com isso você aprimora os seus conhecimentos e está pronto para as oportunidades que aparecerem.

Amplie o seu networking

Você pode até saber tudo sobre a linguagem Python, mas os contratantes e as empresas sabem disso? Caso ainda não, então é bom já ir trabalhando e ampliando o seu networking, a sua rede de contatos.

Diante das redes sociais, especialmente o LinkedIn, não há desculpa para não divulgar os seus conhecimentos e trabalhos. Além disso, é possível também utilizar outros canais.

Da mesma forma, não pense que os blogs estão fora de moda. Eles ainda podem ser muito úteis nesse sentido.

Atividades presenciais também auxiliam nesse sentido. Para ser visto você deve aparecer, certo? Então participe de congressos, palestras e cursos, presenciais ou não. Tudo isso serve para você ficar em evidência em um mercado bastante disputado.

imagem de tecnologia geral, ícones de tecnologia, fundo tech

A área da tecnologia é uma das mais promissoras da atualidade

A digitalização dos negócios, a automação dos processos, a disponibilidade de canais online, tudo isso são combustíveis para o surgimento de profissões cada vez mais voltadas para aspectos tecnológicos.

Hoje em dia cada vez mais as empresas necessitam estar adaptadas a ferramentas digitais e também aos consumidores, que também possuem perfil digital.

Por causa disso, a tecnologia é um segmento que espera profissionais de braços abertos, porém eles devem estar preparados não apenas possuindo conhecimento teórico e prático, mas também sabendo até onde e como querem chegar.

Portanto, ter um plano de carreira se torna a base para quem quer ser um profissional bem sucedido.