Em tempos recentes, a inteligência artificial parece ter invadido diversas áreas. Hoje, ela produz artes, vídeos, áudios e cria textos incríveis. E quanto aos textos, a capacidade de criar uma redação usando uma IA como o ChatGPT, Copilot, Gemini entre outros virou um grande problema para professores e outras pessoas que precisam avaliar criatividade, e desempenho de alunos ou avaliar qualquer tipo de conteúdo escrito. Ainda existem pessoas que precisam contratar redatores para criarem textos únicos e originais, e não gostariam de receber um texto escrito por inteligência artificial.
Para te ajudar a detectar se um texto foi ou não criado por inteligência artificial, a Seletronic criou essa postagem exclusiva com diversas formas de detectar conteúdo de texto criados por IA.
Detectando se um texto foi feito por IA
Para cada desafio que surge, felizmente tem alguém que procura uma solução, e não é diferente quanto a detecção de conteúdo gerado por IA. Geralmente conteúdos criados pelo ChatGPT, Gemini e outras IAs sempre têm algo em comum. Por isso algumas ferramentas conseguem detectar e dar uma nota de quantos por cento é possível que o texto tenha sido feito por IA. Você pode analisar você mesmo se um texto foi feito por IA seguindo as dicas a seguir, e mais a frente vamos ensinar a usar outras ferramentas de detecção:
- As IAs costumam criar textos perfeitos demais, com repetição de palavras e muitas redundâncias. E é justamente isso que permite que ferramentas de detecção de conteúdo gerado por IA identifiquem essas características. Veja se frases de mesmo sentido são repetidas ao longo do texto.
- Textos criados por IA, também costumam ter parágrafos de tamanhos bem parecidos. O ChatGPT e outros costumam padronizar tudo, incluindo o tamanho dos parágrafos. Raramente criam mais de um parágrafo por subtítulo.
- Algo que realmente entrega um texto feito por IA geralmente é a conclusão, que de maneira bem artificial repete os principais pontos do texto. A IA pode até tentar colocar alguma emoção na conclusão, mas geralmente é bastante formal.
- Textos criados por IA também não costumam usar um modo de falar humano, como metáforas. E quando as usam isso fica bem artificial, e às vezes até sem sentido. Claro que a cada dia as inteligências artificiais estão mais inteligentes, então isso pode mudar.
A seguir veja ferramentas que você pode usar para detectar se um texto foi gerado por IA.
Usando ferramentas para detectar se um texto foi feito por IA
Como falamos acima ferramentas que permitem verificar se um texto foi criado por inteligencia artifgicial, veja algumas a seguir, como usalas e suas particularidades:
1. GPTZero
O GPTZero é gratuito para detectar até 5 mil caracteres e permite o upload de arquivos de texto. Se você é um professor, talvez esse limite de 5 mil caracteres seja suficiente para detectar se seus alunos estão usando IA, já que a maioria não costuma escrever muito mais que isso. Basta copiar o texto e colar na janela da ferramenta, ou clicar em upload de arquivo, e logo a ferramenta vai dizer a probabilidade do texto ter sido gerado por IA, em uma escala de 0 a 100%.
2. Content At Scale
A Content At Scale é uma ferramenta bastante simples de usar e é gratuita para até 10 mil caracteres. Ela utiliza modelos pré-treinados para detectar estilos de escrita do ChatGPT, Gemini e outros, e então indica se o texto foi escrito por um humano ou por uma máquina. Aqui, basta colar o texto e clicar em “Check for AI Content”, para receber a resposta.
3. AI Content Detector
O AI Content Detector afirma ter mais de 99% de precisão e é capaz de detectar textos criados pelo ChatGPT, Gemini e Claude. Este detector de texto gerado por IA possui um Detector de Plágio, o Detector de Código Fonte da Codeleaks, e um Assistente de Escrita. Eles atuam no ramo de detecção de texto gerado por IA desde 2015. O mecanismo Copyleaks AI tem aprendido como os humanos escrevem, coletando e analisando trilhões de páginas a partir de entradas enviadas por usuários e de outras formas. Eles também possuem uma extensão para o Google Chrome, que facilita a usar os recursos. A parte chata dessa ferramenta, foi a necessidade de fazer login para poder usar o detector, e em nosso teste, onde usamos a primeira parte do texto dessa página, que foi 100% feito por humanos e corrigida por IA, a ferramenta acusou que o texto foi feito por IA, o que não nos passou credibilidade. Em um segundo teste com outro texto, a ferramenta deu a resposta correta, em um texto 100% humano e sem correção por IA.
Vamos então terminar por aqui. Vimos como saber se um texto foi feito por IA manualmente, com dicas realmente certeiras, e utilizando ferramentas famosas para detecção de textos não escritos humanamente. Se você tem mais alguma dica ou acha que cabe acrescentar mais alguma ferramenta, deixe nos comentários. Gostou das dicas?