Como ter mais portas USB no Computador

Veja alguns modos de multiplicar as portas USB em seu computador para poder conetar mais dispositivos ao mesmo tempo

Imagem de Como ter mais portas USB no Computador

Por padrão muitas placas mãe tem poucas portas USB, fazendo a gente querer possuir algo para ter mais portas USB no PC. E hoje em dia ter mais portas USB para poder conectar mais periféricos de uma só vez, não é apenas uma vontade, mas uma necessidade, visto que os principais periféricos hoje em dia são fabricados no padrão USB. Instantaneamente já perdemos duas portas USB  apenas para usar o teclado e o mouse. Se você possui uma impressora USB, ou modem USB já são mais duas portas perdidas. Existem placas mãe que por padrão só possuem 4 portas USB disponíveis, e se o seu caso for como o descrito acima, com toda certeza está tendo problemas para conectar mais dispositivos, e sempre tem que escolher desconectar algo para poder conectar outra coisa.

Hoje em dia se queremos conectar um celular ou tablet ao computador, ou algum joystick no pc vamos com toda certeza precisar de mais portas USB. Porém para baratear o custo de fabricação das placas mãe hoje em dia, as empresas optam por remover o máximo possível de componentes para gastar menos e ter mais lucros. Por isso resolvemos criar esse tutorial de como ter mais portas USB no seu computador.

Formas de ter mais entradas USB no PC

Não somos obrigados a saber tudo sobre o mundo da informática, e pode ser que se você é mais experiente em computadores está se gabando, e se perguntando como alguém hoje em dia escreve uma matéria de como possuir mais portas USB em um PC? Mas lembre-se que ninguém nasce sabendo, e pessoas que começaram a interagir com a tecnologia a pouco tempo tem o direito de terem qualquer tipo de dúvida sobre o assunto, e a Seletronic está aqui para isso. Veja como possuir mais portas USB:

1. Use um Hub USB “no padrão USB”

Os Hubs USB servem para multiplicar portas USB. Um único Hub USB transformar uma única por USB em várias outras. Supondo que você compre 1 Hub USB de 4 portas, você poderá utilizar 3 periféricos a mais no seu computador.

2. Use um painel frontal com portas USB

Se você já abriu um comentário, ou teve a oportunidade de analisar uma placa mãe deve ter visto uma série de conexões não usadas. Uma delas é a conexão USB de 9 pinos praticamente encontrada em qualquer placa mãe. Apesar de na maioria das vezes uma delas já estar sendo utilizada pelo painel frontal padrão do gabinete, normalmente sempre exite pelo menos mais uma conexão disponível.

3. Use uma placa de expansão USB

As placas de expansão são periféricos que são encaixados na placa mãe do computador para adicionar funcionalidades extras. cada modelo de placa mãe de épocas diferentes possuem conexões diferentes, sendo mais comum em placas antigas o padrão de conexão chamado PCI, e em placas mais novas PCI-E (PCI EXPRESS). baseado nessas conexões é possível comprar uma placa de expansão USB PCI, ou uma placa de expansão USB PCI-e para poder ter mais portas USB na parte de trás do computador. Diferença dos dois padrões de placa de expansão USB nas imagens a seguir.

Placa de Expansão USB no padrão PCI-E

Placa de Expansão USB no padrão PCI-E

 

Placa de Expansão USB no padrão PCI-E

Placa de Expansão USB no padrão PCI-E

4. Use Infinity USB dependendo dos dispositivos que pretende conectar

Uma tecnologia para expansão USB pouco conhecida é o Infinity USB (USB Infinto). Essa tecnologia consiste em cabos que podem ser conectados um no outro e em cada cabo é possível conectar um dispositivo. Assim para cada dispositivo que você deseja conectar é necessário comprar um Infinity USB correto para o padrão de conexão do seu aparelho. Se por exemplo a conexão do seu celular é USB Type-C, você deve adquirir um Infinite USB no padrão USB Type-C. Veja a imagem a seguir para ter uma ideia melhor:

Infinity USB

Cabos Infinity USB podem ser conectados um ao outro

Esperamos que as opções para ter mais portas USB em seu computador desktop apresentadas aqui possam ser de real ajuda. Todas as opções de periféricos que descrevemos nesta página são fabricados em diversas marcas e modelos, uns com mais portas USB e outros com menos portas, e o preço sempre varia de acordo com a qualidade e a quantidade de portas do produto.