Conheça as principais ferramentas para quem quer vender online

Saber usar bem os recursos disponíveis é essencial em meio ao sucesso das vendas por meios digitais

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Conheça as principais ferramentas para quem quer vender online
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O comércio online está cada vez mais aquecido e as pessoas estão se sentindo confortáveis em fazer suas compras em sites e aplicativos. Isso tudo só foi possível porque o serviço de e-commerce melhorou bastante nos últimos anos.

O surgimento de diversas ferramentas ajudou a melhorar a experiência do cliente e contribuiu também para o aumento das vendas. Se o vendedor oferece um bom trabalho, ele cria uma boa reputação online e fica cada vez mais conhecido pelo seu bom desempenho.

Por isso, pensando na forma como essas ferramentas ajudam os vendedores e empreendedores que querem migrar para o digital, nós trouxemos algumas das melhores e principais ferramentas utilizadas para vender online. Veja quais são elas logo abaixo.

Marketplaces das redes sociais

Estes marketplaces estão inseridos em redes sociais como o Instagram e o Facebook e podem ajudar muito quem quer vender online, pelas facilidades que a ferramenta oferece.

Tanto o Instagram quanto o Facebook possuem suas abas de comércio de produtos. No Facebook, qualquer usuário pode anunciar e impulsionar uma publicação de um produto e fazer a sua venda.

Já no Instagram, o Marketplace é reservado para contas comerciais, como lojas de todos os tipos ou influenciadores que trabalham suas marcas online.

O bom disso tudo é que qualquer pessoa pode criar o seu perfil e implementar uma lojinha para vender seus produtos. Isso facilita o acesso tanto das empresas quanto dos usuários, que nem precisam sair do seu app de entretenimento para fazer uma compra.

Com certeza, os marketplaces de redes sociais são ótimos para quem está começando com vendas online, mas vai chegar uma hora que só isso não basta.

 

Marketplaces de parceirosMarketplaces de parceiros

Existem grandes players do E-commerce no mercado, como Magazine Luiza e Amazon que compartilham sua plataforma de e-commerce com parceiros menores. Este parceiro também pode ser o seu negócio.

Você já fez alguma compra online nessas plataformas e percebeu que embaixo possui a legenda “vendido e entregue por (nome da empresa)”? Isso acontece porque esses grandes players oferecem seu espaço para que mais pessoas anunciem seus produtos em uma vitrine com credibilidade no mercado.

Essas grandes empresas, por sua vez, recebem comissão pelos produtos vendidos por seus parceiros e por isso que este compartilhamento acaba sendo bom para os dois lados. São plataformas seguras e bem estruturadas que compartilham seu espaço, aumentam o seu portfólio de produtos e ajudam pequenos empreendedores a aumentar as suas vendas.

Marketplaces prontos

Outra forma de vender online é utilizando marketplaces prontos como o Enjoei e o Mercado Livre. Embora a proposta dos dois seja um pouco diferente, elas servem o mesmo propósito de oferecer uma plataforma pronta para que mais pessoas possam anunciar e vender seus produtos.

O Enjoei é uma plataforma que trabalha mais com produtos usados, onde o usuário cria a sua lojinha de itens que não quer mais e vende para conseguir uma renda extra.

Já o Mercado Livre oferece a oportunidade de pessoas e empresas venderem produtos novos ou usados, criando anúncios e entrando para as pesquisas de acordo com o interesse dos usuários.

A empresa oferece um bom serviço e atrai até mesmo grandes marcas, que embora possuam seus e-commerces próprios, utilizam o Mercado Livre por meio de suas contas oficiais e oferecem mais um canal de vendas para seus clientes.

Com isso, os grandes players nos deixam a lição de que, mesmo com opções de e-commerce como mercado livre, é essencial comprar uma hospedagem e criar a sua própria plataforma.

Marketplaces de produtos digitaisMarketplaces de produtos digitais

Se você está interessado em vender produtos digitais, como ingressos para eventos, e-books ou até mesmo cursos, sabia que existem plataformas especializadas nestes produtos e que podem ser muito interessantes para aumentar suas vendas.

Essas plataformas de produtos digitais possuem ferramentas para hospedagem dos cursos e gerenciamento de alunos e afiliados que podem ajudar a melhorar a quantidade de vendas por produtores digitais.

A inserção de afiliados, por exemplo, possibilita que o produtor tenha parceiros de divulgação que ganham comissão todas às vezes que uma venda é feita, favorecendo tanto o produtor quanto afiliado.

Algumas das melhores plataformas para vendas de produtos digitais são:

  • Hotmart
  • Eduzz
  • Monetizze

Anúncios acessíveis

Sem dúvida alguma, devemos reconhecer que a venda de produtos online é muito maior quando se tem audiência. No entanto, quando a maioria das empresas está começando, não é possível ter uma grande audiência em seus sites ou redes sociais.

Por isso, a possibilidade de fazer anúncios no Instagram, Facebook e no Google pode ser muito benéfica para quem deseja vender online. Mas aí muitas pessoas perguntam: não é caro fazer anúncios nessas redes? A resposta é não!

A partir de uma quantidade muito pequena de dinheiro você pode criar campanhas e passar a exibir seus anúncios para um público selecionado de acordo com os interesses no seu produto. Isso facilita para que você não gaste dinheiro exibindo anúncios para pessoas que nem mesmo utilizam aquilo que você vende.

Os anúncios podem ser feitos nas plataformas do Google Ads e Facebook Ads, colocando em evidência seus produtos e também o conteúdo que você deseja divulgar.

Aqui é interessante que você tenha uma plataforma própria de e-commerce para direcionar os cliques dos interessados no anúncio. Por isso, contrate uma hospedagem, registre um domínio e crie a sua própria loja online.

Esse investimento em hospedagem e domínio pode ser interessante também para você criar muito mais do que uma loja. Aproveite para investir no marketing de conteúdo, criando um compilado de informações que podem influenciar o consumidor em sua decisão de compra.

Quanto mais você ajudar a sua audiência com dicas úteis, mais chances vai ter de vender seus produtos para ela e aumentar também o seu alcance, criando um público cada vez maior que vai se interessar pelo que você vende. Por isso, produza conteúdo para a sua empresa vender mais!

Plataformas de E-commercePlataformas de E-commerce

Por último, mas não menos importante, devemos reconhecer a relevância de ter um parceiro que te ajuda a criar a sua própria plataforma de e-commerce com a cara da sua empresa. Ter uma plataforma própria é extremamente importante para quem deseja consolidar o seu negócio de venda online.

Se você quer escalar o seu negócio e vender online para valer, precisa investir na criação do seu e-commerce. Isso também está ligado com a contratação de uma hospedagem e domínio, mas este é um investimento barato e necessário para que sua empresa tenha um espaço próprio.

Mas você sabe porque ter um espaço próprio para vender online é importante? Todas as plataformas “alugadas” possuem regras que a sua empresa não pode controlar. Criar uma plataforma própria vai te dar liberdade para escolher todos os detalhes, colocar produtos em evidência e fazer a gestão do seu jeito.

Tudo isso, somente uma plataforma de e-commerce própria pode te oferecer e ela deve ser o seu canal de vendas principal.

Conclusão

Existem muitas ferramentas para ajudar empreendedores que querem vender online. E o melhor de tudo é que todas elas são acessíveis e com pouco investimento financeiro é possível construir um negócio digital de vendas de produtos ou serviços.

O que você acha que pode ser melhor para o seu modelo de negócios? Deixe sua resposta nos comentários, suas dúvidas e compartilhe também este post em suas redes sociais.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
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