Diferença de Gabinetes M-ATX, Mid Tower e Full Tower | Seletronic
Ofertas Resgatar Cupons

Diferença de Gabinetes M-ATX, Mid Tower e Full Tower

Um guia Completo sobre Tamanhos de Gabinetes para Computadores: Escolha o Ideal para o seu Setup

- 4 min de leitura
Diferença de Gabinetes M-ATX, Mid Tower e Full Tower
Google News Telegram

No mundo dos computadores desktop, existem diferentes tamanhos de gabinetes para acomodar vários tamanhos de placas-mãe. Também chamados de torres, quanto maior o gabinete, geralmente melhor a ventilação, enquanto gabinetes mais compactos oferecem menos espaço, mas maior portabilidade. Enquanto os gabinetes grandes são compatíveis com placas pequenas e grandes, os gabinetes menores são feitos com tamanho limitado e são compatíveis apenas com placas menores. A seguir, vamos explorar os tamanhos disponíveis e quais modelos de placas-mãe eles aceitam.

Veja também: Placas Mãe: Veja a diferença entre EATX, ATX, Micro ATX e Mini ITX

Gabinetes M-ATX, Mid Tower e Full Tower e suas diferenças

A principal diferença entre gabinetes M-ATX, Mid Tower e Full Tower reside no tamanho e nas opções de placas e componentes que eles suportam, veja a seguir cada um deles:

M-ATX (Micro-ATX | mATX)

Os gabinetes M-ATX são bem pequenos e compactos, justamente para economizar espaço na hora de montar um PC. Eles suportam apenas placas-mãe Micro-ATX (mesmo que mATX), que são menores que as placas ATX padrão. Com espaço bom limitado, esses gabinetes tem menos opções para instalação de placas de vídeo, unidades de armazenamento e coolers maiores. Mas também tem suas vantagens, como o custo mais baixo e a portabilidade. O maior problema de gabinetes pequenos é o fluxo de ar limitado e temperaturas mais altas caso o hardware seja potente. Portanto se deseja montar um PC mais potente, opte por gabinetes maiores.

Mid Tower

Gabinetes Mid Tower são de tamanho intermediário, ou médio, como falamos. Eles têm um bom equilíbrio entre espaço, capacidade de expansão e ventilação. Têm suporte para placas-mãe ATX e Micro-ATX. Gabinetes Mid Tower suportam a maioria das placas de vídeo de médio porte, mais unidades de armazenamento e coolers maiores. Em termos de fluxo de ar otimizado, só perdem para os Full Towers. Gabinetes Mid Tower são geralmente os mais comercializados e procurados por serem de tamanho ideal para a maioria dos setups.

Full Tower

Os gabinetes Full Tower são os maiores, suportam mais componentes e têm o melhor fluxo de ar. Eles suportam placas-mãe ATX, E-ATX e XL-ATX, que são placas-mãe bem grandes, e são ideais para setups extremos com várias placas de vídeo, várias unidades de armazenamento, coolers grandes e mais componentes. Geralmente, os Full Towers são mais caros, ocupam mais espaço e podem ser desnecessários para setups básicos. No entanto, são bem mais imponentes, e existem pessoas que preferem gabinetes grandes.

Resumo dos tamanhos

Tipo de Gabinete Tamanho Placas-mãe Suportadas Vantagens
M-ATX (Micro-ATX) Compacto Micro-ATX Econômico, Portátil, Ideal para setups básicos
Mid Tower Intermediário ATX, Micro-ATX Equilíbrio entre espaço e capacidade de expansão. Suporta a maioria das placas de vídeo de médio porte. Boa relação custo-benefício
Full Tower Grande ATX, E-ATX, XL-ATX Máxima capacidade de expansão. Melhor fluxo de ar. Ideal para setups high-end e extremos

Qual Tamanho de gabinete Escolher?

A escolha do tamanho de gabinete ideal depende particularmente das suas necessidades, orçamento e preferências pessoais. Se você gosta de computadores compactos e prefere um gabinete micro ATX, deve lembrar-se de que ficará limitado a placas mãe micro ATX. Se deseja um computador de tamanho médio que suporte a maioria dos componentes modernos, pode optar por um gabinete Mid Tower. Agora, se pretende montar um PC robusto com placas de vídeo potentes e uma placa mãe grande que tenha espaço para grandes coolers, a opção correta é escolher um gabinete Full Tower

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode