Elon Musk quer desenvolver o TruthGPT, “ChatGPT que fala a verdade”

IA que Elon Musk quer desenvolver visa proteger o mundo da "lacração"

- 2 min de leitura
Elon Musk quer desenvolver o TruthGPT, “ChatGPT que fala a verdade”
Google News Telegram

Em uma entrevista com Tucker Carlson da Fox News na terça-feira, Elon Musk disse que quer desenvolver seu próprio chatbot chamado TruthGPT, que será “um AI de busca máxima pela verdade”. Ele deseja criar uma terceira opção contra a OpenAI e Google com o objetivo de “criar mais bem do que mal”. Ele disse que a OpenAI treina modelos de AI para serem politicamente corretos, o que é “outra forma de ser mentiroso”. Muitas vezes o famoso ChatGPT aparenta se desviar de certos assuntos ou nos corrigir quando não agimos dentro dos padrões woke (politicamente correto).

“Vou começar algo que você chama de TruthGPT ou um AI de busca máxima pela verdade que tenta entender a natureza do universo. E acho que este pode ser o melhor caminho para a segurança no sentido de que um AI que se preocupa em entender o universo é improvável de aniquilar os humanos porque somos uma parte interessante do universo”, disse Musk durante o show Fox & Friends.

Musk também mostrou preocupações com o fato de que a AI é muito poderosa para manipular a opinião pública ou até mesmo causar “destruição civilizacional”. Esta não é a primeira vez que o CEO da SpaceX falou sobre os perigos da AI. Mais recentemente, ele assinou uma carta para pausar o treinamento de modelos mais poderosos que o GPT-4 por pelo menos seis meses, junto com pessoas como Steve Wozniak e Tristan Harris do Center for Humane Technology.

No início desta semana, o Financial Times informou que Musk vem trabalhando em um rival da OpenAI – ele recrutou o ex-funcionário da DeepMind, Igor Babuschkin, para essa tarefa.

Também vale ressaltar que TruthGPT pode ser um nome temporário do projeto, já que a OpenAI solicitou uma marca registrada para o termo “GPT”.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode